quarta-feira, 8 de junho de 2011

ENTREVISTA COM A DIRETORA DO GRUPO ESCOLAR MAJOR JOSE BARBOSA – AROEIRAS –PB PROFESSORA - JOSEFA SUZANA DE P. OLIVEIRA


                                                                                                              Depois


                                                                                                                  Antes


De muitos que passaram por essa escola que tem uma rica historia no desenvolvimento educacional, e que sérvio como degraus dos aroeirenses chegarem aos mais renomeados cargos políticos, culturais, sociais e que se perpetuaram pela referencia do Grupo Escolar Major Jose Barbosa, e que essa mesma escola a poucos anos atrás, vivia em total abandono, um verdadeiro descaso pelo o nome e historia que essa instituição trás ao longo dos anos.
Hoje ao ver o desempenho e força de vontade de oferecer o melhor para os que aqui estudam, resolvemos mostras o ressurgimento do tão amado “Grupo Escolar Major Jose Barbosa”. E para melhor contar um pouco dessa historia, entrevistamos a professora Suzana, que hoje se encontra a frente da administração do mesmo.
Professora, como foi que você encontrou a escola, ao ser nomeada gestora deste estabelecimento de ensino?
Rômulo, na verdade fique chocada com as condições físicas do prédio até mesmo porque eu já o havia administrado no ano de 2002 e fui substituída em 2003, apesar da pouca experiência na época não foi tão difícil como esta sendo atualmente, não entendo porque calaram diante da tantos absurdos, pois se trata de um órgão público e que sempre foi referencia em nosso município.
Professora atualmente como se encontra as condições, físicas do prédio?
Rômulo, como você bem presenciou através de fotos e da visita que você nos fez, já consegui mudar totalmente toda a estrutura da escola, para poder-mos oferecer segurança e educação de qualidade, pois temos que seguir todos os avanços tecnológicos e trazer isso para dentro da sala de aula e oferecendo ao nosso alunado condições para cada vez mais evoluir, para isso estamos fazendo parcerias com  órgãos estaduais e federais  para que seja cada vez mais fortalecido o progresso da nossa escola.
Professora no dia 18/05/2011 houve audiência publica em nosso município com a controladoria Geral da União, sua escola foi visitada e a promotora a Dra. Fabiana citou sua escola como exemplo, qual foi o diferencial?
Rômulo,acredito ser o trabalho que juntos (toda a escola) estamos desenvolvendo, e os cuidados que  temos,foi uma honra ela vir até o nosso estabelecimento ao visitar todas as dependências da escola, conversou com os alunos de cada sala, indagando como era feito e distribuída a merenda,  se era de boa qualidade,muito rigorosa na questão da higienização e qualidade dos alimentos, dos profissionais envolvidos na cozinha, enfim após uma longa inspeção, foi um orgulho para nós, diante de tantas escolas por ela visitada, o Major José Barbosa ser publicamente na audiência ser parabenizado.
Professora quais as maiores  dificuldades encontradas?
As maiores  dificuldades  foi  dar o primeiro passo, como já falei mim choquei ao mim deparar com toda a situação, sinceramente fiquei atônita sem saber o que fazer diante de tudo, mas enfrentei como  “Desafio” tendo como lição  uma citação do poeta da nossa terra o nosso amigo DUDÉ DAS AROEIRAS, que diz: “desafios e dificuldades são sinônimos de sucessos” acreditando no trabalho de todos os que ali se encontram, e em seu potencial como educadores, certamente iremos alcançar os nossos ideais.
Professora,  a escola desenvolve  algum  projeto depois que você assumiu a direção?
Rômulo, ao assumir esse cargo essa foi uma das minhas preocupações, pois o PROJETO POLITICO PEDAGOGICO é na realidade um raio-X da escola, e tendo em  vista de não ter encontrado na escola no decorrer do ano e com políticas de incentivo voltadas para os professores, fui buscar junto a 3ª Regional de Ensino em Campina Grande, a ajuda de profissionais  para que pudesse nos ajudar e dar-mos assim inicio ao nosso Projeto Político Pedagógico, já que o momento era de muita dificuldade, e nos foi encaminhada  a Professora Fernanda Melo , juntos iniciamos esse projeto,  pois é de fundamental importância para o funcionamento de um educandário, para em parceria darmos inicio e trabalhar as nossas idéias,a nossa visão Rômulo ela é futurista e também voltada para as nossas raízes, temos como tema e foco principal  OS ARTISTAS DA NOSSA TERRA,esse será o nosso projeto que vamos desenvolver no decorrer de todo o ano letivo aqui na nossa escola.
Agradecimentos:
Primeiro quero agradecer a DEUS, pois tem me dado muita força para superar todos os obstáculos, a todas as pessoas que tem me ajudado a desenvolver esse trabalho que não é só meu mais sim de todos, ao site aroeirasonline que se preocupou em mostrar a realidade desse educandário e aproveitar e convidar toda população para visitar e conhecer melhor o nosso trabalho, feito com respeito, transparência, honestidade e compromisso com a educação das nossas crianças, pois serão eles os educadores do futuro.

Fim de semana trágico nas rodovias que liga Aroeiras a umbuzeiro

Na manhã deste dominho, 05/06/2011, dois acidentes fatais, deixando dois motos na hora e outros dois feridos, em colisão entre motos e carros.
O primeiro acidente aconteceu na pista que liga a cidade de Aroeiras ao trevo. Um motoqueiro com um acompanhado de um passageiro bateu de frente em alta velocidade em um carro modelo van, com o impacto a moto pegou fogo, o condutor da moto morreu na hora, o que vinha de carona foi socorrido em estado grave e o motorista do carro saiu também em estado grave, os feridos foram levados as pressas para os hospitais das cidades de Queimadas e Campina Grande.
Segundo informações de pessoas que passavam no local na hora do acidente, o motorista da van tentou evitar, mas foi em vão. As primeiras informações são de que o condutor da moto era morador do sitio pertencente ao município de queimadas, e não teve o nome identificado, já o motorista da van, era da cidade de Órobo-Pe, também não foi identificado.
O segundo acidente aconteceu próximo a ponde do rio Paraíba, em divisa dos municípios entre Aroeiras e umbuzeiro. O acidente aconteceu também entre uma moto e um carro, tendo como vitima fatal o motoqueiro, nome não identificado, e o motorista do carro não sofreu nada, também sem identificação.

Eleição para novos conselheiros tutelares será nesse domingo


A eleição para os novos conselheiros tutelares será realizada nesse domingo, tendo inicio a votação às oito horas da manhã, diferente da primeira eleição, essa só poderá se votado em um dos candidatos, os eleitores só poderá votar se estiverem em dia com sua documentação e o voto não é obrigatório.
Na mudança da votação é que, nessa eleição todos iram votar em urnas eletrônicas, mais rápidas e seguro para contagem de votos que será divulgados logo em seguida da apuração.
Escolha o seu candidato e boa sorte para todos.
O resultado da eleição será postado no site anda na noite do domingo.

Colégio estadual volta à normalidade depois de receber preção do governo

Os professores da rede de ensino educacional do estado da Paraíba se encontravam em grave, reivindicando alguns benefícios que foi cortado e aumento de salário, porem, aqui no município de Aroeiras onde os estudos já se encontram em grande atraso, onde os alunos estão estudando um ano de atraso, isso são resultados de outras greves passada e quem acaba sendo prejudicados são os alunos e não os que reivindicam seus direitos esquecendo as obrigações.
Adiada varias vezes o inicio das aulas desse ano de 2011, divido a troca de governos, o colégio estadual Dep. Carlos Pessoa Filho, publicou uma nota no mês de fevereiro, confira abaixo:
“A Escola Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho comunica a comunidade escolar que o início das aulas que estava marcado para o dia 28 de fevereiro de 2011, foi adiado. No novo calendário, a volta às aulas será no dia 14 de março logo após as festividades carnavalescas, desde já agradecemos a todos.   Atenciosamente: A Direção”.
Antes de 60 dias de aulas, o colégio entrou em greve prejudicando todos os alunos de Aroeiras que estudam no estadual.
Se os professores têm direitos fica a pergunta, com os prejuízos que os alunos tiveram, será que eles também têm direito ou só obrigações?

Grave denuncia são feitas em sessão realizada na câmara

Na sessão dessa sexta-feira, 03/06/2011, os trabalhos da casa Pedro Paulo de Andrade, começou com apenas três, dos nove vereadores, que estava presente, o vereador Eraldo, João Victor e o Presidente Jailson, os vereadores Mario Barbosa e novinho, já tinham passado na câmara e por não ver os colegas, ficaram em frente ao prédio, e minutos depois do inicio da sessão o vereador Mario Barbosa entrou no plenário. Já os vereadores, Novinho, Carrinho do Bernardo, Ricardo Marinho, Zé Bodinho e Iran, chegaram atrasados, e assumindo a presidência da casa, o Vereador João Vitor não permitiu que os vereadores de situação não assinassem o livro de presencia, motivo que deixou o vereador Novinho irritado e se retirou do plenário. O vereador Novinho indagou: não dar pra entender, como é que os outros chegaram atrasados e só eu é que fui punido?
Dando continuidade aos trabalhos da casa, foram apresentados uns requerimentos, pedindo que se colocassem placas de identificação nas ruas do conjunto Alexandrino, defendendo o seu requerimento o vereador Eraldo falou: não é de hoje que se cobra do executivo que se coloque placas de identificação nas ruas que estão precisando e que são muitas que nem os aroeirenses sabem o nome porque não existem placas identificando o nome da rua nem numero de casa, e difícil é para o carteiro que não conhece as pessoas, e ter que achar o endereço de pessoas que moram em ruas sem nem uma identificação.
Já o vereador jailson cobrou da comissão que estão analisando as contas do ex-prefeito, para que fossem entregue logo, e assim as mesmas seja posta em votação, pois a demora esta sendo grande para a entrega dos projetos.
Ainda em uso da palavra, o vereador o vereador falou dos projetos que são votados na casa e disse: sempre se gera alguma polemica aqui nessa casa, quando votamos contra projetos mando pelo o executivo, se votamos contra é porque algo de errado tem no meio. E sobre a saúde em nosso município, esta um caus. O que esta acontecendo de rodízio de médicos não é brincadeira. O vereador Zé Bodinho pediu a palavra e complementou o assunto que: esteve no posto de saúde e com uma jovem sofrendo com uma dor, e quem fez o atendimento e aplicou soro sem que fosse receitado por um medico, foi um enfermeiro, como pode enfermeiro esta ocupando cargo de medico e não estão vendo isso?
Jailson continuou no assunto e disse: eu já fiz um denuncia a TV correio para que se fizesse uma matéria sobre a saúde em nossa cidade, é um absurdo o que esta acontecendo que é a falta de compromisso com o povo, e quando um vereador esta levando pessoas para ser atendido em outro município é porque a prefeitura esta se omitindo de suas obrigações. Os exames que são feitos aqui, tem deles que o paciente so recebem depois de um ano.
Ricardo Marinho: essa denuncia só serão vista depois que o ministério público federal chegar aqui e ver a verdade do que esta acontecendo aqui.
 
O vereador João Victor pediu a parte e disse: realmente são muitos projetos que são mando por parte do prefeito, e vários foram aprovados por nos aqui, e onde esta a pratica dos projetos que aprovamos e ate agora nada de ser feito, como por exemplo, o da taxa de energia? Até agora nada, não somos obrigados a votar no que o prefeito quer, esse prefeito que esta ai, esta brincando de administrar, e não esta administrando nada na verdade.
O vereador Mario Barbosa falou: os vereadores que hoje são oposição, não viram os erros de três anos atrás, jogar pedra é fácil. Falaram que o dinheiro que esta sumindo é pra compra hailux, falar isso é ser muito ignorante, não vêm às melhorias do obtivemos, ambulâncias, maquinas, infra-estrutura no município, escolas construídas, mas isso vocês não vem, porque não cobram do governador os concertos das estradas, rodovias e o desastre que esta no programa do leite? Vocês estão vendo e cobrando isso? Não.
Entre um pequeno desentendimento, o vereador João Victor falou para os colegas de situação: temos opiniões próprias, não somos abaixo de ninguém, somos todos iguais aqui, e não faremos a vontade de prefeito mais sim, o que achamos melhor, e com isso não estamos envergonhando os colegas vereadores da situação.
O vereador Mario desabafou: gostaria que o senhor presidente fizesse uma reunião entre todos os colegas dessa casa, para que haja mais respeito entre os nobres, os ânimos estão saído do controle aqui, e legislar não é pra todos, não vou dizer o que é ser vereador porque todos aqui sabem, mais os ânimos tem que ser contidos para que não haja falta de respeito um com os outros, e que não venha a feria também os que aqui estão assistindo a sessão, os trabalhos dessa casa deve ser conduzidos com respeito e seriedade e não com ironias e briguinhas politiqueiras, estão aqui pra defender seus direitos mais não passando por cima de tudo e de todos, porque quando se chega aqui nessa casa projetos que são vetados, quem perde não somos nos vereadores e sim, o povo.
O presidente acatou e disse: é verdade, já fiz isso uma vez e vou fazer novamente para que todos se comportem e respeitem uns ao outros.

Beneficiados do programa do leite do governo federal em Aroeiras fazem denuncia

Segundo denuncia de pessoas que são beneficiados pelo o programa do leite em nosso município, vem se queixando de que, não estão recebendo o leite como deveriam, para cada família é entregue sete litros de leite por semana, mas a reclamação é de que nem todos os beneficiados estão recebendo essa quantia.
Outra informação é de que; o fornecimento de leite para o município de Aroeiras, esta precário, mas não por culpa dos que trabalham na distribuição aqui no município e sim, já chega com falha e que esta sendo prejudicado são o que precisam desse leite.
A denúncia foi comentada nessa sexta-feira em sessão realizada na câmara municipal pelo o vereador Mario Barbosa. Em seguida o vereador Jailson, que é representante do governo aqui no município explicou: Não é só a falta de leite que esta se passando nesse programa aqui no município, está ciente do que esta com esse problema, mas que isso já chega aqui dessa forma, e para os que não conhecem o que esta se passando só resta a denunciar ou falar por ai.
Existe também a questão da sobra, que às vezes sobra leite, e essa sobra é distribuída para aqueles que são mais necessitados, isso quando sobra! Afirmou o vereador.
Segundo as informações é de que, o órgão competente pela fiscalização do programa do leite na Paraíba, já recebeu não só essa denuncia, mas existem outras que estão sendo apuradas

Livres para matar

Certa vez escrevi um texto com o título “mais um”, que fazia referência ao assassinato de mais um juiz de Direito pelas máfias do crime organizado no Brasil. Era uma analogia a um quadro de programa de humor, chamado de pegadinhas. Uma pessoa ficava escondida dentro de uma cabine com uma janelinha aberta e gritava: mais um, tá...tá...tá... Os curiosos colocavam o rosto e ele mandava uma torta na cara. Pois é. Com os seringueiros ou com qualquer pessoa que defenda uma causa nobre neste país, é certo ser mais um que vai morrer na hora conveniente aos seus algozes. Tão certos do abate quanto um cordeiro amarrado num tronco, alguns, apenas para deixarem registro, deixam mensagens gravadas de que estão perto do fim.
O Estado brasileiro, por meio de seus agentes, apenas justifica o que não faz para prevenir. Essa matança já vem de muito tempo. Pessoas mais renomadas são assassinadas como mecanismo de intimidação e para mostrar qual será o destino aos que tentarem preservar alguma coisa de boa neste país.
João Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo tornaram-se apenas números e seus assassinos, mentores e executores, ficarão impunes, para não fugir à regra em 99% dos casos.
Dá uma nítida sensação de que o Estado se omite de forma propositada. Não é admissível que não se tente ao  menos fazer alguma coisa para proteger essas pessoas marcadas para morrer. O argumento principal de que não se tem um policial a cada esquina, nos centros urbanos, ou para cada pessoa nas matas, não se sustenta. As autoridades precisariam dizer se nos Estados Unidos, no Canadá, no Japão ou em outros países deste naipe, as mortes acontecem de forma rotineira e tão natural como por aqui. Se lá existem os tais policiais para cada cidadão ou eles teriam apenas mais eficiência na prevenção e  mais comprometimento numa punição bem rigorosa. Trata-se de um discurso dissimulado, irresponsável, que denota pura incompetência ou negligência deliberada a mostrar que o Estado não está nem aí para quem inventar de defender causas de floresta ou lá do que for. Essa inércia ficaria claro apenas se respondesse onde estão agora os seringueiros e onde estão os seus assassinos.
A cereja dessa cadeia de incompetência veio com a ordem da presidenta da República para investigar. Alguém precisa avisá-la de que investigar um crime é atribuição e não precisa de ordem para execução de dever. No andar de cima talvez não seja assim tão óbvio.  O pouco caso com os assassinatos fica evidente ao fato da presidenta vir a público para defender o enriquecimento milagroso do seu genial ministro da Casa Civil - sempre dela, mas não disse uma só palavra sobre o abate dos defensores da floresta.
Eis a prova de que este país precisa acelerar abruptamente seu desenvolvimento em algumas áreas e no aprofundamento de alguns valores. Enquanto há manifestações todo dia em defesa da liberação do uso de maconha, nada acontece contra o genocídio deliberado de seringueiros, de homossexuais, de sindicalistas e de outros grupos sociais.
Trata-se de comportamento natural de um país em que sua autoridade máxima defende o que não há possibilidade de explicação convincente, mas não mexe os lábios sobre mais dois seringueiros abatidos. A Polícia precisa de determinação para apurar e Justiça é um faz-de-conta. A solução é esperar que o milagreiro Palocci resolva expandir sua varinha de condão para a área da Segurança Pública. Se o milagre vier proporcional ao da sua riqueza, Palocci se tornaria santo antes de João Paulo II, por preservar a vida de muitos seringueiros. Enquanto ele não atua, os seringueiros vão sendo abatidos.
Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
       Bel. Direito

ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DE IMPRENSA – API NOTA

Segundo Karl Marx, “A imprensa livre é o olhar onipotente do povo”. Há indivíduos que não são povo, transformaram-se numa classe social apartada e elitista ou em dirigentes políticos, representantes do poder que sempre tenta obstaculizar a visão deste povo.
Temos observado, no quotidiano, grande parte da imprensa, lamentavelmente, pressionada pelas necessidades de recursos oficiais, dedicar-se exclusivamente a serviço de governantes que não admitem a existência, tampouco a divulgação, de ideias contrárias às suas, praticando até intolerantes perseguições.
Neutralizar as vozes discordantes é criar um monólogo estéril, com sérios prejuízos para a coletividade que precisa exercer, de forma espontânea, a livre manifestação de pensamento.
Muito mais do que de comemoração, o momento é especialmente de
reflexão sobre o papel democrático da mídia. Vigilantes e atentos, diuturnamente e com consciência, haveremos de lutar contra qualquer ato que conspire a diminuição do livre exercício da liberdade de imprensa. Informação pode ter preço, mas a dignidade de quem informa jamais deve ser negociável.
Quiséramos nós, jornalistas e colaboradores da Imprensa Paraibana, comemorar, com altivez, o Dia da Imprensa, enquanto conscientes de que somos pupilas e, muitas vezes, olhos ou materialmente a livre palavra sobre o que vê o independente “olhar onipotente do povo”.
Marcela Sitônio
Presidente da API

Programa de TV do PT gera novo conflito interno no partido

As gravações de uma propaganda de TV do PT causou uma nova polêmica entre lideranças do partido. O deputado federal Luiz Couto se negou a fazer uma gravação com um roteiro feito apenas com críticas ao governador Ricardo Coutinho (PSB), de quem é aliado. O parlamentar gravou o programa usando um outro texto, mas disse que agora teme ser censurado pelo partido.
O presidente do partido na Paraíba, Rodrigo Soares, disse estranhar o posicionamento de Couto e garantiu que o parlamentar vai aparecer em inserções televisivas. O PT está dividido desde as eleições de 2010. Na época, o partido se coligou oficialmente com o PMDB, do ex-governador José Maranhão, e uma ala, liderada por Couto decidiu apoiar a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB). Agora o deputado federal continua apoiando o governador e a bancada
Luiz Couto disse que quando foi gravar o programa recebeu um roteiro já pronto apenas com críticas a Ricardo e por isso ele se negou a gravar. Depois disso ele produziu um novo texto e fez a gravação falando apenas da sua atuação na Câmara dos Deputados. “Foram duas inserções que eu gravei e espero que eles coloquem isso na programação. Porque se eu for censurado vou procurar a Executiva Nacional”, ponderou.
“Eu estranho esse tipo de reclamação, pois o deputado terá suas inserções garantidas”, disse Rodrigo Soares. O dirigente petista também afirmou que o momento agora é do partido se unir com vistas as eleições do próximo ano e não de gerar mais conflitos internos.
Matéria: Jhonathan Oliveira
Fonte: Paraiba1

Ministério da Saúde suspende recursos de 15 municípios da PB

Uma portaria publicada na edição de sexta-feira (27) do Diário Oficial da União determinou a suspensão do repasse de recursos para unidades do PSF de 15 municípios da Paraíba, por conta de irregularidades junto ao Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). Foram bloqueados os incentivos financeiros das cidades de Alagoa Grande, Bernadino Batista, Boa Ventura, Brejo dos Santos, Campina Grande, Conceição, Cuité, Logradouro, Picuí, Pilar, Santa Terezinha, São João do Rio do Peixe, Solânea, Sousa e Triunfo.

Os prejuízos, considerando que cada uma das equipes recebe R$ 6,4 mil por mês, chega a R$ 81 mil mensais. O problema, conforme o Ministério da Saúde, seria a constatação de duplicidade de profissionais que trabalhariam nas equipes.
Em Campina Grande duas equipes de Saúde da Família aparecem com problemas na Portaria n° 1.206, publicada ontem. No entanto, de acordo com a Secretaria de Saúde, uma delas, a que funciona no bairro do Jardim Continental, teria tido os recursos bloqueados desde o mês de abril.
A outra unidade, que fica na Vila Cabral de Santa Terezinha, teria entrado na lista por conta de um de seus profissionais.
 João Paulo Medeiros
Do Jornal da Paraíba

Governo lança Plano Brasil sem Miséria no dia 2 de junho

Brasília – O governo marcou para o dia 2 de junho o lançamento do Plano Brasil sem Miséria, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A meta é retirar 16 milhões de pessoas da extrema pobreza até 2014.
Entre os objetivos do plano está elevar a renda familiar per capita das famílias que vivem com até R$ 70 por mês, assim como ampliar o acesso aos serviços públicos, às ações de cidadania e às oportunidades geradas por políticas e projetos públicos.
A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, apresentou ontem (25) a sindicalistas as linhas gerais do programa e anunciou a data de lançamento do conjunto de ações. A integração entre a formação profissional e a geração de emprego e renda foi um dos pontos defendidos pelo movimento sindical no encontro, de acordo com o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo.
Dentro do plano se cruzam propostas de integração de políticas públicas e a ministra apresentou um tema importante que é articular formação profissional com geração de emprego e integração das pessoas no campo da educação”, disse ele.
Segundo os sindicalistas, um levantamento com um mapa das necessidades de cada cidade brasileira está sendo construído para direcionar as políticas públicas. Para isso, a ministra Tereza Campello tem conversado com governadores e prefeitos.
A reunião de hoje, que também teve a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, faz parte do conjunto de encontros entre movimentos sociais e governo para apresentação do Brasil sem Miséria. As sugestões dos diversos setores poderão ser incorporadas ao plano.
Antes, representantes de trabalhadores rurais, de movimentos sociais urbanos, de organizações não governamentais e movimentos de jovens e negros conheceram as diretrizes da política. Ainda haverá encontros com representantes religiosos e do agronegócio, entre outros setores.
Além da CUT, participaram da reunião de hoje representes de entidades como a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT).