quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vereadores de oposição declaram guerra contra o Executivo

Na sessão do dia 10/12/2010,Foram apresentados os projetos de lei mandos pelo Executivo do número 32 ao 35. Um dos projetos é sobre a parceria pública e privada que o município está firmando com alguns órgãos que vêm a beneficiar o município de modo geral. E nesta próxima sexta-feira 17/12, estará na Câmara Municipal o presidente do APROBIO, Murilo, que irá dar uma palestra de esclarecimento falando dos benefícios que o projeto irá proporcionar aos oradores e em especial a cidade de Aroeiras.
Não havendo matérias para votação, o presidente da casa deixou à disposição os projetos para serem estudados e vistos pelos vereadores e qualquer cidadão. Então, se deu início ao grande expediente.
O vereador Ricardo Marinho se inscreveu para falar sobre, saneamento básico, e começou falando sobre os problemas em que as ruas se encontram, com buracos. O mesmo se referia à Rua Monte Castelo e à Rua Epitácio Pessoa, que não é abastecida com a água da CAGEPA, e  que a comunidade do Alto está comprando carro-pipa e pegando água do açude imundo que não serve nem para lavar roupas, e que a  administração não toma uma providência, e que na Rua em que mora foi feita uma recuperação, mas se encontra pior do que estava. O Vereador partiu para o ataque contra o prefeito dizendo: ― O dinheiro vem para população, mas o prefeito está pegando e se beneficiando, construindo seus castelos, enquanto a cidade vive no buraco e com todos os funcionários atrasados sem receberem seus salários.
O vereador Iran falou sobre a juventude e usou suas palavras dizendo: ― A barreira que a juventude encontra na Educação em nosso município, é culpa do desvio do dinheiro que houve. Era pra ter sido usado em prol dos estudantes, mas, no entanto foi desviado! Temos que falar desviado porque não é pobre, se fosse pobre seria roubado, mas como se trata de alto escalão, foi apenas desviado. A juventude que foi a mais afetada com esse desvio era quem deveria julgar casos como esse, e não o Tribunal de Contas do Estado. O nobre vereador Ricardo, prega o bem-estar da população. Se for assim meu nobre, cobre agora no voto contra essa roubalheira que foi o desvio desse dinheiro que é da população e em especial da juventude.
Já o vereador Eraldo, falou sobre a Saúde dizendo que a situação da Saúde no município está caótica e muito precária. E em suas palavras disse: ― Um senhor que reside no sítio Lameiro, é um paciente que faz quimioterapia, e esse mesmo senhor procurou o posto de saúde e não tinha carro pra levá-lo. O filho desse senhor procurou a Secretaria de Saúde e a resposta foi que tinha que ligar. Como é que um senhor que já faz tratamento contra um câncer tem que ligar pedindo um carro para levá-lo se a Secretaria de Saúde já sabe! Isso é uma imoralidade! Uma criança com um braço quebrado foi levada para o posto de saúde, e a criança ficou mais de três horas chorando com dor até aparecer um carro pra levá-la pra ser socorrida na cidade de Campina Grande!
O vereador Novinho pediu a palavra e disse: ― A nossa obrigação é defender os direitos da população, mas o problema na Saúde não é só em Aroeiras, mas sim, em todo o Brasil. Os nobres colegas deveriam falar a realidade, que esse problema já vem do passado, e tem muitas coisas que se passam que o prefeito não sabe.
O vereador Eraldo, com o direito da palavra continuou: ― O que estou falando é dos problemas de hoje e não do que se passou, e onde está o dinheiro que vem para a Saúde? E estou aqui contra Chicão ou Zepe, porque é de minha pessoa, além de minha obrigação defender o povo. O que é mais interessante é que em um posto de saúde onde atende se pessoas com todo tipo de doença, não deveria ter o que vejo lá, um carro de lixo estacionado entre o posto e o hospital, trazendo ainda mais doenças para os que já chegam doentes.
Na vez dos líderes, o vereador Zé Bodinho falou: ― Me diga qual prefeito que não teve suas contas aprovadas aqui? E porque as contas de Chicão são uma polêmica dessa? Quando Chicão era prefeito, Aroeiras teve um avanço significativo. Foi ele que começou a pagar a todos os funcionários o salário mínimo, pagava em dia e nós da bancada de oposição. Vamos votar de consciência limpa a favor das contas de Chico. Já o prefeito que aí está, ele dá com uma mão e tira com a outra. Chegaram mais de um milhão de reais e o prefeito não paga a ninguém, e ainda corre o boato de que não vai paga o décimo terceiro. Tenha consciência prefeito.
O presidente da Câmara, vereador Jailson, dirigiu a palavra aos que se encontravam na casa esclarecendo que o projeto da taxa de iluminação pública foi enviado para o Executivo e até agora não deu nenhuma resposta sancionando a taxa de iluminação. Foimando um ofício para a Prefeitura, mas até o momento não se teve resposta. A para cobrar mais dos vereadores, a população deveria acompanhar as sessões na Câmara, e não ficar julgando os vereadores e, acompanhando, a população iria ver quem realmente está preocupado com os interesses dos aroeirenses.
Com a palavra, o líder da situação, vereador Mario Barbosa, concordou com o presidente Jailson, dizendo: ― É importante que o povo participe das reuniões na Câmara. Mas para cobrar, sobre os esgotos, saneamento básico e sanitário, a FUNASA do então prefeito Francisco Marques as verbas que foram enviadas e não foram aplicadas. Sobre a Saúde em nosso município, hoje melhorou muito. Temos ambulância nova, carros contratados para a Secretaria de Saúde, um carro novo em disposição à Secretaria de Saúde e, está chegando à nossa cidade o SAMU, tudo isso por mérito do prefeito, que corre atrás dos benefícios para o município e melhorias para a população. Na Educação, temos dois ônibus novos, e está para chegar mais um, que estão levando os universitários para as faculdades em Campina Grande. Diga-se de passagem que são estudantes de faculdades particulares e a Prefeitura não tinha nenhuma obrigação de mandar ônibus do município levar estes estudantes. Mas pensado no melhor para esses estudantes, o prefeito disponibiliza o transporte gratuito.
Ao término da sessão, o presidente Jailson deu a oportunidade para que a professora Marilaque usasse a tribuna e, a mesma se dirigiu aos vereadores dizendo: ― Desde o dia 30 de novembro fique preocupada, não só eu, mas todos professores porque não temos dia certo para receber o nosso pagamento, e correu um boato na rua de que não receberemos nem mesmo o décimo terceiro salário. Acho bonita a união entre os vereadores, pois a maioria dos professores não são assim. Aqui nem parece que existe situação e oposição, pois todos estão lutando pelo direito do povo por igual. Mas não vamos estar aqui falando em leis, porque leis nós sabemos que existem, só estão faltando serem aplicadas. São 186 professores, fora os outros funcionários da área de Educação, cuja maioria está com o pagamento atrasado. Ao invés de estar relembrando o passado, vamos consertar o agora, e são vocês que nós elegemos para cobrar da administração. Por favor, vereadores, vamos cobrar, seja de qualquer lado, porque o povo coloca e o próprio povo é quem tira, vamos ouvir mais e falar menos, porque existem professores que falam por trás, mas quando é para colocar a cara na frente para cobrar se escondem, se omitem. E peço ao prefeito que coloquem os nossos pagamentos em dias certos e não em dias alternados.
Conversamos com o prefeito, e o mesmo disse: ― Estamos sim, um pouco atrasados, com alguns pagamentos, mas na área da Educação estão todos em dia. E essa conversa de que eu não vou pagar o décimo terceiro salário, não se conta, pois minha meta é que até o fim deste mês, todos os funcionários serão pagos, e vamos entrar em 2011 sem ficar devendo nada, e todos os funcionários estarão em dia, com seu dinheiro nos bolso, para comemorar o Natal e o Ano Novo mais tranqüilospara poderem comprar lembranças para seus amigos e parentes com os pagamentos que sairão no fim do mês para todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário