domingo, 27 de fevereiro de 2011

Município de Aroeiras faz entrega de portarias para os convocados do concurso público  

Em uma cerimônia realizada no prédio do colégio estadual Carlos Pessoa Filho, o prefeito Gilseppe e outras autoridades fizeram a entrega das portarias dos novos servidores públicos. Muitos aprovados de outros municípios, que também foram convocados, compareceram e agradeceram ao prefeito a maneira democrática que foi feita esse concurso e as convocações.
O prefeito nos concedeu uma entrevista e falou:
Hoje, praticamente dez anos sem ser realizado um concurso em Aroeiras, e hoje estamos concedendo posse aos aprovados e convocados do concurso, que através de seus próprios méritos estão entrando no serviço público, acabamos com aquela história de entrar prefeito e só trabalhar quem é do lado dele. Se saia, o que assumia tirava quem era adversário. E agora essas pessoas que estão entrando nos serviços de Aroeiras estão entrando pela porta da frente, pelo caminho correto, como manda a lei, através de um concurso público. Fico muito feliz e satisfeito, dou as boas vindas a todos, até aqueles que vêm lá de fora trabalhar aqui em Aroeiras e trazendo a sua experiência, seus conhecimentos de seus lugares para o município de Aroeiras. Não é porque são de outros municípios que iremos fazer diferente, de forma alguma, estamos recebendo todos de braços abertos.
Prefeito, para aqueles que fizeram o concurso para trabalhar no hospital, como vai ser se o hospital ainda se encontra fechado, e o governador deu algum sinal de parceria para a abertura do hospital?
Essas pessoas terão que ter uma paciência. Não receberam portaria hoje porque o hospital está fechado. Não faz sentido a prefeitura nomear se a pessoa não tem nem onde trabalhar. O hospital será reaberto, com ou sem a ajuda do Governo do Estado, vai seu uma questão de tempo. Como o governador mandou um recado pra todos os prefeitos que tinham convênio celebrado com o Estado, que esperassem até o mês de junho, que ele daria uma solução no repasse no restante dos convênios. Então, vamos aguardar até junho ou julho, esperar a vontade do governador do Estado. Acredito que ele tem interesse, e ele já demonstrou isso, que é preocupado com essa questão. A gente acredita na palavra do governador em tratar principalmente da questão da saúde nos hospitais, até porque, durante a sua campanha ele veio a Aroeiras e filmou parte de seu guia eleitoral na porta do hospital de nossa cidade. Então, acredito que irá acontecer a liberação desses recursos, é o que já estão sinalizando. Já tive contatos com pessoas da secretaria de Saúde do Estado, com pessoas ligadas ao governo, e o que estamos sabendo é que o governo tem interesse de dar continuidade com os convênios celebrados pelo governo passado. Vamos aguardar e abrirmos o hospital, e podermos convocar os que foram nomeados para trabalhar naquele hospital.

Por falta de sessão, vereadores indignados criticam o presidente

Com a falta das reuniões na Câmara Municipal, que estava previsto o início das sessões no dia 15, e até o momento não aconteceu nem uma. Os vereadores da situação tomaram uma decisão, que foi valorizada por muitos aroeirenses. Fizeram a reunião nessa última sexta-feira apenas com três vereadores e, revoltados, atacaram o presidente da casa por não estar comparecendo na Câmara para não serem realizadas as sessões. Os três vereadores que compareceram foram o vereador Novinho, Mário Barbosa e Iram, que desabafaram em uma entrevista concedida ao site dizendo:
 Primeiro eu sou contra essa historia de recesso, porque, porque a função do vereador é fiscalizar os atos do executivo, e faço a seguinte pergunta, o executivo entra em recesso? Não. Então não era pra haver esse recesso de forma alguma. O que não estou entendendo é esse medo do presidente da câmara de vereadores, de começar! Já foi dado um prazo e esse prazo já se passou, e com duas sessões sem comparecer a câmara, e nos vereadores de situação, abrimos e assinamos a lista de presencia e não deixamos lacuna nenhuma pra que eles não fosse lá assinar como se estivesse presente. É uma falta de respeito para com a população de Aroeiras, quando assumimos a câmara, assinamos um compromisso de zelarmos e lutarmos pelo o bem estar da nossa população e isso não esta sendo feito, o que esta sendo feito e justamente ao contrario, um exemplo, o poder executivo colocou um projeto ano passado para que toda população carente do município tivesse direito ao um vale gás, e os vereadores da oposição vetor e esta indo contra a população que os elegeu, agora não sou contra aqueles vereadores que foram eleitos com votos de ricos, porque o rico não precisa de um vale gás, mas aqueles que foram eleitos com o voto dos carentes e era a hora do vereador provar que estava realmente defendendo os interesses dos mais carentes, fico decepcionado com vereadores que não tem compromisso nem um com a sociedade, o que estou vendo são os interesses de pessoas que estão crescendo o olho e passando por cima de todos fazendo manobras pra que o dinheiro corra para o bolso dele, isso não vale apena. Gostaria de fazer um a pelo a população carente pra correr atrás desses vereadores e pedir encarecidamente que esses vereadores compareçam a câmara pra ver se eles aprovam esse projeto que é o do vale gás, e a câmara de vereadores esta se omitindo de votar.
O presidente em sessão realizada no ano passado, falou que iria descontar em folha a falta do vereador que não justificasse a sua ausência, coisa essa que só acontece na teoria e não na pratica. O vereador Mario Barbosa também falou sobre o assunto, e dizendo;
É triste eu como vereador experiente ver acontecer esses fatos na câmara hoje, coisas que nunca acontecia e agora esta virando rotina, quando eu era presidente da câmara, mesmo em recesso todos os dias eu estava lá, lamento muito a ausência do vereador presidente da câmara que é o nobre colega Jailson, ele tem se ausentado não só da câmara, mais ate dos problemas que a câmara vem passando, nos sabemos que a câmara de Aroeiras é grande, mais continua fechada, e o que ele pregava é que a câmara nunca iria fechar. O nosso recesso acabou no dia 15 e hoje já é 25 de fevereiro, e eu compareci nessas duas sextas-feiras e nada de reunião.
E irei cobra ate do próprio presidente que tem sempre faltado, o desconto na folha, eu acho que a obrigação do vereador é de esta lá, nos fomos eleito para pelo menos um dia em um mês comparecer em sessão, vou cobra e que faça se cumprir o que foi determinado, e te outras coisas que irei cobra como entreguei um oficio solicitando os balancetes da câmara e ate agora nem um retorno por parte do presidente, que são os balancetes de 2009 e 2010, porque estamos que tem algo incorreto naquela casa.
Não sei se vocês vereadores estão sabendo, mais estava previsto uma reunião do representante comunitário Osvaldo Batista de Pedro Velho junto com os vereadores sexta-feira dia 15 que se passou, que era pra tentar alguma solução sobre o abastecimento d’água em Pedro Velho e em Aroeiras, não comunicaram ao Osvaldo que não haveria sessão, e vocês estavam sabendo dessa reunião?
Iran: Não fomos informados de nada sobre isso, acho que seja uma falta de compromisso do presidente com a população principalmente com Pedro Velho, o presidente de Aroeiras, ele criou a ambição de chegar ao topo do poder municipal usando quaisquer meios, ele não esta olhando pra quem ele esta pisando, o que ele quer é chegar lá, agora ele tem que entender que a maior idiotice do sabido é achar que o outro é bobo, ele esta se achando acima das leis usando artimanhas como usou pra permanecer como presidente, e ele esta no lugar que é ilegal, ele não pode esta perante a lei como presidente da câmara, e vamos entra com uma ação de uma liminar pedindo a anulação da eleição passada onde o mesmo foi beneficiado com a reeleição, e quem esta servindo de trampolim pra ele são justamente os vereadores leigos da oposição, que são totalmente leigos em artimanhas e estão sendo pisados e não tão percebendo, ele esta feito o morcego daqueles que morde e abana pra vitima não sentir, mas o reinado dele esta chegando ao fim, porque ate um colega da oposição já percebeu que a maneira que ele esta querendo chegar lá não é benéfica para nossa Aroeiras, Aroeiras esta imunizada contra esse tipo, como aconteceu com o outro que pensava que era presidente da câmara e presidente do mundo e no final foi uma negação nas urnas

Aroeiras se destaque em programa de TV com Diretor de Cultura Dude das Aroeiras

Aroeiras se destaque em programa de TV com Diretor de Cultura Dude das Aroeiras
O programa Diversidade, da TV Itararé, vem fazendo uma seqüência de programas exibidos na TV. Desta vez foi uma matéria sobre a cidade de Aroeiras e, em destaque o Professor e diretor de Cultura, Dudé das Aroeiras, conta um pouco sobre a cidade.
Procuramos Dudé das Aroeiras para que o mesmo nos falasse sobre os livros já lançados, que falam da história de Aroeiras e vários personagens ainda hoje na memória de muitos. E o Dudé Falou:
É um prazer me dirigir novamente aos internautas e visitantes desse site. Rômulo, já estamos com o terceiro livro. O primeiro foi em 2001, um livreto com o nome “Marcas da Saudade”, onde tem alguns poemas meus. Posteriormente lançamos o livro “Pedras e Riachos”, fazendo uma alusão maior sobre a história do nosso município, que foi a partir de 1815 com a chegada de Laurentino de Moura Varejão. E agora estamos com o terceiro livro que é “Desejos e Lembranças de um Poeta”, um livro muito interessante, onde mais uma vez fazemos um registro em respeito à nossa cultura, à nossa história e às nossas origens. Tem um trabalho onde digo que devemos conhecer o mundo, mas nunca esquecer nossas raízes, o quintal da nossa casa.
Estivemos fazendo um trabalho com a TV Itararé sobre o meu CD que foi lançado, que é o CD Raízes, que foi gravado ao vivo lá no restaurante Picanha 200. E nessa passagem da TV itararé aqui em Aroeiras foi extensiva com o programa “Rota Aroeiras” que, além de mostrar o meu trabalho de músico. Nós fizemos algumas entrevistas falando e mostrando o nosso município, a nossa história, onde estiveram presentes o nosso amigo e um dos primeiros alfaiates, que é o Daniel Simplício, com minha tia Coraci e com outras pessoas da cidade. Fizemos uma mostrarem da nossa feira, a nossa biblioteca também, porque temos um acervo fotográfico muito interessante. E isso é motivo de muita honra pra mim por ser filho dessa terra, e poder, graças a Deus, estar divulgando esse trabalho maravilhoso, essa história maravilhosa, que faz parte da história de todos os aroeirenses, porque nós somos a própria terra, que é a nossa querida Aroeiras.
Para se saber da história de Aroeiras temos a biblioteca, mas pra mim, eu sempre falei, procurem Dudé. Sobre esses acervos que tem na biblioteca são da história mais recente do município?
Rômulo, nós temos na biblioteca aproximadamente uns 250 quadros que são imagens a partir, como falei anteriormente, de 1815, onde mostram a primeira vaquejada em Aroeiras, primeira festa de argolinha, primeiro baile carnavalesco, que foi no mercado público em 1955, bem próximo do falecimento do nosso primeiro prefeito nomeado, que foi o João Evangelista. Temos imagens da construção da pracinha, feita pelo desembargador Solto Maior. São fotos que preservam a nossa história e nossa cultura.
E faço um convite a todos que estarão lendo essa matéria por esse mundo a fora através desse site, que quando vierem a Aroeiras sejam bem-vindos e se dirijam à Biblioteca Pública. Paulo Rezende de Melo, você vai compactuar com nossa historia em fotos, e são poucas cidades que têm uma biblioteca com esse tesouro em imagens que contam a história. Não temos um acervo que fala sobre São João Del Rei do estado de Minas Gerais, e isso é uma mostrarem para os nossos netos, bisnetos, para essa futura juventude, que infelizmente está perdendo esse conceito de preservação cultural.
Dudé, agradeço pela entrevista, e para terminar gostaria que você declarasse um dos versos de sua autoria.
Eu é que agradeço a você Rômulo, esse espaço que você nos concede, somos gratos pelo seu trabalho magnífico que você faz à nossa terra. Eu tenho um verso que diz: Nunca devemos esquecer das nossas raízes, da nossa história, do nosso passado. Isso é muito importante, é um verso do próprio CD que gravei, onde tem uma música chamada “Eu Sou Você”, que diz:
Vou jogar petelecos na pracinha
Espalhar pelo chão bolas de gudes
Vou na Serra buscar caju e pinha
E na volta eu tomo um banho de açude
 
Vou pro Alto espiar Maria Grude
Com um “litro” equilibrando na cabeça
Na bodega eu compro um quilo de espoleta
Pra espalhar sobre o verde mata-pasto
Ver as águas cristalinas do riacho
Com piabas fazendo piruetas
 
Escutar Zé da Gaita com a corneta
Buzinando na rua onde eu nasci
Passear e rever Zé da Maleta
Pra de novo correr, mas ser feliz
 
Ver o terno dos Batistas na matriz
Virifitar a infância e a mocidade
Dar um vôo pelas asas da saudade
Presente de Deus um talismã
Registra e deixa pra eternidade
O passado, o presente e o amanhã.
 
É isso que temos que fazer, registrar para o futuro o nosso passado, e cada vez mais possamos alicerçar esse tesouro na vida de cada aroeirense.
Veja vídeo: Rota - Aroeiras

Comunicado do colegio estadual Dep. Carlos Pessoa Filho

o E.E.E.F.M.
DEP. CARLOS PESSOA FILHOCOMUNICADO A Escola Estadual Deputado Carlos Pessoa Filho comunica a comunidade escolar que o início das aulas que estava marcado para o dia 28 de fevereiro de 2011, foi adiado. No novo calendário, a volta às aulas será no dia 14 de março logo após as festividades carnavalescas, desde já agradecemos a todos.   Atenciosamente: A Direção

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Fundadores do PT em Aroeiras recebem homenagem

Domingo dia 20-02-11, foi realizado um grande evento na Câmara Legislativa do Município de Aroeiras, Pedro Paulo de Andrade, onde foi comemorado o 23º ano do PT (Partido dos Trabalhadores) em Aroeiras. Naquele Local estavam presentes, líderes comunitários, vereadores do município, o prefeito do município de Aroeiras Dr. Gilseppe de Oliveira, o ex-prefeito do município de Gado Bravo  Dr. Paulo Monteiro, o Dep. Federal e Padre Luiz Couto, alguns dos fundadores do PT no município, Prof. Marcelo Germano e Maria do Rosário, dentre outras autoridades.
 
Houve também a entrega de diplomas simbólicos, a plantação de uma muda de Aroeira e inauguração da sede do PT. Com muito entusiasmo, os representantes do Partido dos Trabalhadores no município, se pronunciaram e falaram do satisfação de ter contribuído para o nascimento do partido local e para o crescimento do partido em outras localidades, atuando hoje como presidente em Aroeiras, o senhor João Ribeiro.

A força do povo egípcio

Em 25 de janeiro de 2011 o noticiário brasileiro começou a mostrar as reuniões na praça Tahrir do Cairo que desencadearam na queda do presidente do Egito Hosni Mubarak depois de trinta anos no poder.
Esse tipo de manifestações reivindicatórias começa tímido, mas pode atingir magnitude de derrubar governos. Começam por movimentos menores para convencimento ao povo da necessidade de mudança. Sobre essas iniciativas não houve noticiário nem antes nem depois de iniciada a grande Intifada.
Na tentativa de perpetuar-se no poder, o governo cortou a internet, colocou tanques nas ruas, bateu em jornalistas estrangeiros e nos lcoais supostamente contrários; massacrou os manifestantes contrários, colocou as pessoas para brigarem entre si, os chamados favoráveis e os contra. Nada lhe salvou o mandato, pela simples razão levada ao pé da letra, de que mandato é sempre exercido por delegação do povo, que derrubou este governo e derrubará a todos, quando os titulares não contarem mais com a sua confiança.
A solidariedade crescia de forma proporcional ao crescimento da repressão policial. Essa persistência forçou países aliados tradicionais a mudarem de lado. Antes, os Estados Unidos nunca disseram um “a” contra o regime de governo do Egito. Estes países ficaram neutros, mas não resistiram a força da população, ainda que de forma muito cautelosa.
Na História da humanidade, em todos os movimentos sociais reivindicatórios pessoas sempre foram e são assassinadas. No Egito, a Organização das Nações Unidas – ONU estimou numas 300 pessoas mortas, número que nunca se chega à exatidão. Por qualquer ótica é um número muito alto mesmo. Nenhum número de assassinato deve ser considerado normal. Mas no Egito morreram trezentas pessoas por uma causa definida, enquanto por aqui, numa semana, morre mais gente apenas pelos assaltos.
Como uma bola de neve, as manifestações dos egípcios irradiaram-se por vários países árabes. Para conseguirem também derrubar os respectivos governos, todos os outros povos devem ter a mesma força dos egípcios e não se intimidarem com as repressões policiais violentas. Elas vão existir, os árabes vão resistir e os governos vão cair um a um. E a onda precisa se estender para todo o mundo, e governos da Venezuela, Bolívia e até o de Cuba, que coloquem as barbas de molho.
Para estes protestos a ONU precisa definir um limite de danos inevitáveis, assim como definiu em até doze assassinatos-ano por cem mil habitantes como aceitável ou tolerável para as grandes cidades. Não se sabe os critérios utilizados, mas a ONU precisa acabar com esse índice, já que assassinato não deve ter nenhum índice aceitável, seja qual for. Que se utilize a expressão inevitável. E aí que se defina também um índice para os danos inevitáveis em manifestações de protesto.
Não se pode é apregoar que o povo lute, mas que não cause prejuízo a terceiros, que não se risque um patrimônio público, que não se insurjam contra autoridades, pois se não tiver nada disso, pode ser tudo, menos protesto. Sem nenhuma dessas ações, ainda que o Brasil inteiro vá às ruas, o resultado obtido seria zero. É algo difícil de ser defendido. Mas deve haver uma associação entre protesto e algum acontecimento inevitável.
Do contrário, que a mídia coloque nos governos a responsabilidade de manterem seus serviços e ações satisfatórias como meio de desmoralizar qualquer protesto. Caso contrário, que parem de dizer que pode haver protesto sem nenhum dano. Não se faz uma omelete sem quebrar ovos. Que a luta dos egípcios sirva de lição a tão acomodada população brasileira. E que os ventos de manifestações decisivas no Oriente Médio cheguem logo à América Latina e mostre a certeza de que os governos podem até controlar a mídia e a internet, mas seguram o povo.
Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
     Bel. Direito

Centro de Aroeiras terá mão única

Há muito tempo os problemas no centro da cidade de Aroeiras vêm causando transtorno. Dessa vez, para os comerciantes, pedestres e motoristas, que muitas vezes enfrentam engarrafamento no centro da cidade, Aroeiras vem crescendo e, com isso, o aumento de veículos nas ruas também, e em especial na Rua Antonio Gonçalves.
Conversando com alguns comerciantes sobre o assunto do centro de Aroeiras passasse a ter mão única, ficaram muito entusiasmados com a idéia, tendo em vista que muitos desconfortos acabariam com o transito no centro da cidade mudando para mão única. Ao ouvirmos os comentários sobre o assunto, levamos ao conhecimento do prefeito e perguntamos se a prefeitura tinha alguma coisa em mente para esse problema, e o prefeito nos falou:
Nós estamos com um projeto de colocar um tipo de triângulo para que os veículos sejam obrigados a trafegar pelas ruas Carlos Pessoa ou pela Neco de Andrade, mas antes é preciso fazer uma mudança no nível da rua, para que não prejudique os grandes transportes como carretas. E junto faremos dois serviços, que é de resolver o trânsito no centro e do escoamento das águas próximo a ponte, que vai evitar que essas águas desçam na Carlos Pessoa e vá para o centro da cidade. Vamos mandar o secretário Natal e a engenheira Erika para encontrarem uma solução para esse problema da água próximo à ponte, mas é um serviço de curto prazo.

Secretário de Recursos Hídricos da Paraíba visitará projeto Água Doce em Cachoeira Grande

O projeto Água Doce, que está sendo implantado na comunidade Cachoeira Grande é de grande valia para os moradores do local, e em geral para o município, tendo em vista que de lá sairão vários produtos como, filé de peixe, verduras, criação de caprinos, e estará movimentando a economia do município diretamente.
Para a quinta-feira desta semana está agendada uma visita do secretário de recursos Hídricos da Paraíba ao projeto em Cachoeira. A visita terá como objetivo avaliar a idéia e colocar em prática um projeto maior que possa atender a região do cariri.
O prefeito Giuseppe falou sobre o assunto: ― É um orgulho pra mim. E falo de cabeça erguida porque se não fosse o meu esforço pessoal e as amizades que tenho dentro do próprio projeto Água Doce, certamente nós não teríamos esse projeto em nosso município. Pra se ter uma idéia da grandiosidade, é que em todo território do Nordeste, apenas duas cidades foram contempladas, e Aroeiras foi contemplada graças ao meu esforço pessoal, e isso eu digo de cabeça erguida e tenho autoridade para dizer isso: O projeto é tão grandioso que abriu os olhos do governador Ricardo Coutinho. Estive na agência de águas da Paraíba, onde encontrei o secretário de Recursos Hídricos, uma pessoa muito distinta e que me falou do exemplo do projeto daqui de Aroeiras e ficou de vir conhecer de perto para que o governo possa subsidiar a construção de outros projetos iguais a esse em outras cidades da Paraíba. Ele pretende levar para o Cariri paraibano esse projeto, isso nos deixa muito envaidecidos, não só eu como todos os moradores de Cachoeira e de Aroeiras, ter em nosso município algo de extrema necessidade para o povo nordestino. E convido a todos para estarem juntos conosco nessa quinta-feira próxima para a visita ao projeto Água Doce, e lá estaremos com o secretário de Recursos Hídricos da Paraíba e outras autoridades.
O projeto Água Doce beneficiará todos os moradores com a sustentabilidade em criação de peixes, criação de caprinos, plantio de hortas de frutas e verduras, mas o principal objetivo do projeto alem da água salobra passar a doce é a sustentabilidade de famílias no consumo e venda de peixes criados em tanques específicos.
O projeto, que está em faze de conclusão, servirá de vitrine tecnológica assim determinada pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Universidade Federal da Paraíba, onde muitas pessoas de todo o país estarão visitando o local, e com isso trará recursos para o comércio de todo o município, gerando renda para hotéis, restaurantes, bares, etc.

Festejar com Cristo nesse próximo domingo

O evento religioso que é esperado por todos, está previsto para esse domingo dia 27-02-11, onde acontecerá a concentração no ginásio O Bezerrão, a partir das 15 horas do domingo. Segundo as informações, o evento desse ano contará com um número maior de seguidores, tendo em base o número de camisetas que foram vendidas, que já chegou a quase o dobro do ano passado.
As camisetas estão sendo vendidas na secretaria paroquial ao preço de 10 reais, tanto infantil como adulto, e o estoque já está quase acabando. O evento vai ser animado por duas bandas de louvor, que são o grupo Kairós e Restauração da cidade de Queimadas.
Em trio elétrico, sairá percorrendo as ruas do centro de Aroeiras, e a expectativa é que uma grande multidão estará acompanhando o evento. Para os interessados ainda há tempo de adquirir sua blusa e participar. E para os que irão festejar com Cristo, um bom louvor.

Secretaria de Educação do município realiza 4º Encontro de Educadores em Aroeiras

Com a palavra o secretário de Educação, Francisco Guedes: Este é o quarto encontro de educadores que nós fazemos e, Aroeiras tem se mostrado cada vez mais entusiasmada, os professores cada vez mais entusiasmados com esse tipo de evento, que só traz o bem para o nosso município. São palestras com professores super renomados e, isso só vem a contribuir do nosso município. Amanhã daremos sequencia com mais duas palestras, e na quarta e quinta-feira serão oficinas. Oficinas e visam melhorar o professor a transmitir com mais segurança e mais qualidade os ensinamentos para que os nossos alunos atinjam os nossos objetivos e cada vez mais serem melhores cidadãos.
Esses eventos que estão acontecendo vieram tirar alguma dúvida dos professores e a secretaria aproveitou a oportunidade e esclareceu aos professores?
Não, no primeiro momento fizemos acolhida aos nossos concursados, aos funcionários que estão tomando posse e essa palestra de boas vindas. Mas a partir de quarta-feira vamos fazer reuniões específicas onde nós passaremos nosso plano de trabalho, nossa proposta pedagógica, o nosso regime de trabalho e assim por diante, mas geralmente as dúvidas são em relação ao salário, mas o prefeito disse que teremos um aumento, só não sabemos ainda o percentual, mas com certeza vamos ficar acima do piso oficial nacional. Já estamos trabalhando com esse piso desde o ano passado em torno de 14 % acima do piso nacional e pretendemos mantê-lo.
Secretario, sobre o reinício das aulas, que é uma grande polêmica entre a população, há uma previsão para que as aulas se iniciem?
Isso é uma preocupação bastante alta de todos que fazem a Educação, não só em Aroeiras, mas em todo o Brasil, porque as orientações do MEC são para que sejam 200 dias letivos, e nós temos que cumprir esse calendário. Nós estamos atrasados realmente, tínhamos feito um calendário para iniciar no dia 14 que passou, mas não foi possível, e estamos iniciando hoje dia 21, mas dentro do calendário iremos atingir a meta até o dia 21 de dezembro. Claro que irá ter um pequeno recesso, não tão grande como tivemos anteriormente, porque sempre terminávamos dia 10 ou 12 de dezembro e tínhamos um recesso maior, em virtude desse atraso do início das aulas. O recesso vai ser menor e vamos até o dia 21 de dezembro, mas isso o professor tem que ser consciente do seu papel que é de cumprir os 200 dias letivos. Eles já estão de férias desde o dia 15 de dezembro do ano passado, praticamente são 60 dias de férias e na realidade são apenas 30 dias. Então, o professor não vai ter nada a reclamar, tenho certeza disso.
Agradecimentos
Só tenho a agradecer à sua pessoa Rômulo, porque através de você temos um canal competente de alto nível, onde toda a população toma acesso aos conhecimentos e, pra nós, é uma satisfação estar sempre em diálogo com você, e estarei à sua inteira disposição para qualquer dúvida ou informações.

Açude do centro de Aroeiras cada vez mais abandonado

Os problemas por água de gasto na cidade de Aroeiras jê é difícil, e o resto que mesmo sendo impróprio para qualquer uso, vem amenizando a agonia de muitos aroeirenses que não sabem o que é ter água nas torneiras há muito tempo, e o que vimos foi um ato impensável e lamentável de um caminhão dentro do açude contaminando mais ainda com óleo dissel que caia do motor do veiculo dentro do açude.
Todos os aroeirenses sabem e é testemunha do descaso que Aroeiras vem sofrendo com o que é mais importante em uma casa de família que é ter água para uso domésticos, mas se o que temos mais próximo é tratado com veneno ou por falta de respeito e compromisso com os que fazem uso desse açude, tanto para água de gasto como muitos que ali vão em busca do pão de cada dia pescando pequenos peixes e levando a mesa os venenos que ali é depositado por muitos.
Tudo que se espera para Aroeiras é que as coisas melhorem e não acabem o que é pra ser recuperado, já se falou em se cogitou o aterramento do açude, se aterrarem junto se enterra uma historia ainda não contada da construção do próprio açude.

Município recebe maquina reta escavadeira

A maquina que o município de Aroeiras tanto esperava que fosse uma reta escavadeira, chegou essa semana no município, e com a maquina já no município se espera o inicio dos trabalhos nas estradas que estão bastante danificadas. Encontramos com o prefeito e o mesmo falou sobre o assunto:
Graças a Deus estamos mais tranqüilos, lutamos muito por isso, foi o ano de 2009 correndo atrás de recursos, e hoje esta ai, mais uma prova do nosso trabalho, das nossas idas e vindas a Brasília, recebemos agora a nossa reta escavadeira que vai ser um grande veiculo de ajuda nas recuperações das estradas, barragens e de pequenos açudes.
No mesmo dia que a maquina chegou já me pediram pra utilizar ela em uma recuperação de um barreiro, eu falei que daria, mas a nossa prioridade agora é na recuperação das estradas, e quero deixa as estradas de Aroeiras todas perfeitas, a grande dificuldade das nossas estradas é que tem muitas pedras, e para uma patrol tem estradas que a patrol não faz o serviço, já com essa maquina, ela vai cava o pissasro em algum lugar e colocar em caçamba, caçamba essa que nos estaremos recebendo no próximo mês, então nos temos uma frota de patrulha mecanizada própria pra recuperação de estradas e tantos outros serviços. Estamos deixando nossa prefeitura toda equipada com todo esse maquinário para que possamos supri as necessidades do município.
Os serviços que ira ser feito no riacho próximo ao centro da cidade ela vai ser usada?  
Claro, agora é preciso que agente tenha uma paciência porque a maquina chegou, mas antes dela ser usada, a caixa econômica vem vistoriar e depois da vistoria é que ela vai ser liberada para o uso, estou indo a João pessoa já com a documentação para que no Maximo nesses quinze dias a caixa possa esta mandando o técnico vistoriar e libera para que posamos começar os trabalhos. E outra coisa que é necessário também, que é o operador, porque ainda não temos um operador para essa maquina, dos que passaram no concurso para operador de maquinas pesadas, tivemos informações de que tem um que é bom nesse tipo de maquina, vamos fazer um teste com esse rapaz pra ver se realmente sabe trabalhar com a maquina.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Prefeito dá entrevista exclusiva ao site Aroeiras On-Line e fala sobre lista dos convocados e futuras convocações do concurso

Prefeito, saiu uma lista de convocação dos aprovados do último concurso no município, existe outra lista já feita pra ser divulgada com mais convocações para esses próximos dias?
Rômulo, na verdade houve um edital publicado no mês de agosto do ano passado, onde a gente chamou médicos, eletricistas e uma série de cargos que foram oferecidas no concurso, mas muito pouco. Uma lista pequena de profissionais que havia a necessidade de serem chamados naquele momento, e agora é que publicamos um edital de convocação com números mais intensos, onde a gente contemplou praticamente todos os cargos que foram oferecidos no concurso, ainda restam alguns que são aqueles voltados para área da saúde que é pra trabalhar no hospital, no caso do enfermeiro plantonista, médico plantonista, o técnico em radiologia e assim por diante. Nós não chamamos ainda porque esses serviços ainda não estão em funcionamento no município de Aroeiras. Assim que o hospital for reaberto, eu acredito que esse ano a gente possa estar dando esse presente à população de Aroeiras. Então, esses profissionais que se submeteram a esses cargos, serão chamados também em outro edital.
Eu quero aqui também esclarecer, já que estou tendo essa oportunidade, com relação ao edital que foi publicado no dia 01 de fevereiro. Houve uma falha, inclusive hoje dia 14 de fevereiro, está sendo publicada uma retificação naquele edital, exatamente no cargo de cirurgião dentista do programa saúde bucal, porque o edital que foi publicado no dia 01 de fevereiro estava chamando apenas três dentistas, os três últimos, houve uma confusão na secretária de administração porque não se imaginava que o primeiro edital que foi publicado não foram chamado nem um dos oito aprovados. E já retificamos e publicamos com as convocações dos oito cirurgiães dentistas aprovados no concurso, e vai estar sendo publicado no diário oficial então, a partir do prazo dos 15 dias é que começa contar pra esses profissionais para que eles possam trazer todos os documentos necessários e assim poderem assumir seus cargos e ficarem efetivados na prefeitura.
Para todos aqueles que já foram convocados e já estão se apresentando na prefeitura municipal, eu quero dizer que já temos uma data agendada para a entrega das portarias e assinatura do termo de posse. Todos aqueles que estiverem com a documentação completa até o dia 18 desse mês, que é o prazo que o edital pede, no dia 25 de fevereiro nós estaremos em uma solenidade com todos os convocados para a entrega das portarias e de assinatura de termo de posse. Então, será um grande evento, e aqui fica o convite pra todos.
Novas convocações em curto prazo estão descartadas?
 Por enquanto está sim, a gente vai fazer logo a posse desses que foram convocados, e no decorrer do ano nesses meses vindouros, conforme a necessidade de cada secretaria, cada secreáario vai analisar se há necessidade de chamar algum e a gente vai chamando e dando publicidade a isso para que todos os cidadãos aroeirenses e todos aqueles que participaram do concurso público tenham o conhecimento dessas convocações. Vamos fazer às claras, como se deve fazer e como a lei manda e daremos publicidade total a toda nomeação que for feita.