terça-feira, 25 de maio de 2010

Como é tratado o lixo de Aroeiras ?



O site Aroeiras Online saiu às ruas para pesquisar como os aroeirenses fazem para se livrar do lixo doméstico, e perguntamos a dez (10) pessoas: O que você faz com o lixo de sua casa?

a) Você faz seleção para coletar do lixo?
b) Não faz seleção e joga o lixo todo misturado?
c) Faz a seleção como deve ser?
d) Queima o lixo?
e) Joga em terreno baldio?

E o resultado dessas perguntas foi que, todos não fazem seleção de lixo, e perguntamos: se o poder municipal pedisse para que todos fizessem a seleção do lixo para a coleta seletiva você faria? Todos responderam que sim.
O lixo no município de Aroeiras é um dos mais prejudiciais ao meio ambiente, sendo que os moradores não costumam selecionar o lixo para a coleta como deveria ser para não trazer mais problemas ao meio ambiente. E andando pela cidade percebemos que tem pessoas que ainda jogam o lixo doméstico, na maioria das vezes, em terreno baldio.
Constatamos também que o lixo hospitalar não está sendo coletado como deveria ser, pois o lixo hospitalar está sendo misturado juntamente com o lixo doméstico, isso não deveria acontecer, pois, além de ser proibido, é uma ameaça aos que manuseiam esse tipo de lixo sem que estejam protegidos com luvas e galochas de borracha.
O lixo de Aroeiras é jogado no lixão, lixão esse que já era pra ser desativado, porque o mesmo foi condenado pela SUDEMA e pelo IBAMA e fica próximo a residências no sítio Piabas.
O que a secretaria de saúde deveria fazer era, mandar fazer a coleta do lixo hospitalar num dia separado da coleta de lixo comum.
Para termos uma cidade limpa e que possa chamar a atenção dos que vêm nos visitar, devemos mudar os nossos hábitos e unir o povo com o município e fazermos de Aroeiras uma cidade que dê gosto de morarmos e para os olhos dos que nos visitam, uma cidade atrativa pela sua limpeza e organização.
Temos tudo para darmos a nossa contribuição ao meio ambiente, e porque não fazemos nossa parte?
               

Um comentário:

  1. o lixão de arorira ainda continua assim em 2012? apos a ação civil publica promovaida?

    ResponderExcluir