quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dia 30/11, 7º festival de Capoeira Luanda em Aroeiras.



Estamos aqui para apresentar o 7º festival, Capoeira Luanda da Paraíba, que será realizado nos dias 30,01 e 02 de dezembro.
Dia 30 será aqui em Aroeiras,
01 de dezembro será em Natuba
02 de dezembro em Campina Grande
Esse festival é a conclusão do ano letivo, relacionado aos conhecimentos da capoeira, onde os alunos recebem a sua primeira graduação e os que já são graduados receberão a graduação seguinte. E de grande importância para o aprendizado e conhecimento para divulgação, não só para capoeira como também do município de Aroeiras. Este será o 7º ano que estaremos realizando o festival, e no evento, estará participando professores, mestres e contramestres de diversas regiões do Brasil, a exemplo desse ano, estará presentes professores de São Paulo, Goiana - GO, Pernambuco - PE, Paraíba, alagoas, e estamos recebendo ligações de pessoas que possam vir de outros estados para contribuir com a nossa festa.
Gostaria também de agradecer a todos que estão nos apoiando para realizarmos o 7º festival de capoeira Luanda aqui na Paraíba. Aqui de Aroeiras, Cesar Turismo, a Fox idiomas, na pessoa do professor Firmino, a loja Cred-Deda, loja Hemili, Andrade jogos, supermercado Souzão, Fort-moveis, Aécio confecções, a Cleiton e Geraldo da panificadora nova Village, S.R Estúdio, Augusto peças, Drogaria Nova Vida, ao vereador Iran, Dudu, Doda de Emiliano, Heleno contabilidades, Sorv Lanches, e a todas que contribui direta ou indiretamente, como os pais dos alunos e os próprios alunos.
Esse trabalho, é um trabalho sócio educacional que a capoeira Luanda faz com os jovens e crianças, é árduo a luta para manter esse trabalho?
Como você colocou, é um trabalho sócio educacional, o objetivo é forma cidadãos para um mundo, onde a capoeira disciplina, e lá fora eles convive com a sociedade, e a capoeira é apenas para ajudar e criar cidadão. A capoeira contribui na educação, então é um trabalho voltado pra o social. E já que estamos falando em social. Gostaria de convidar a toda sociedade de Aroeiras, autoridades, empresários, comerciantes e estudantes, que se façam presentes neste evento, que acontecerá no dia 30 deste mês, às 16 horas no Bezerrão, a entrada é franca, e com isso todos irão ver que esse é um trabalho social.
Notamos que as pessoas que se envolvem com a capoeira, tiram muitos do caminho de vicio e comportamentos desnecessários no meio da sociedade, e a capoeira faz com que esses alunos se envolvam mais com a família, melhora o desempenho na escola, e esse é o nosso maior mérito. E reforço o convite para que todos possam acompanhar os nossos trabalhos, estamos todos os sábados a partir das 09h00min da manhã no Clube Velho, aqui no centro de Aroeiras, e o nosso objetivo aqui, é forma cidadãos, na capoeira existe pernadas, mas é apenas um complemento, faz parte, a capoeira hoje é uma educação para forma cidadãos de bem, e se não fosse assim, a capoeira não teria nem um sentido para nós que ensinamos.
Agradeço ao Site Aroeiras On-Line, que desde o inicio de nosso trabalho aqui em Aroeiras, tem visto com bons olhos e nos divulgando e acompanhando a nossa trajetória. E agradecer a todos que vem colaborando nesses últimos anos, que continuem que acreditem que insistam, para que posamos melhorar. Quero frisar que, a capoeira se encontra aqui em Aroeiras, nas comunidades do Batista, Vila Nova de Pedro Velho, Camará, e isso é fruto da persistência para manter o que é bom para toda a sociedade Aroeirense e Brasileira.

A devastação da seca na Paraíba


A seca prolongada ameaça o abastecimento de água para consumo humano em dezenas de municípios do interior da Paraíba. Pelo menos 18 deles estão sob o risco de um colapso total no abastecimento e já enfrentam a falta intermitente da água fornecida pela Cagepa (Companhia Estadual de Água e Esgoto da Paraíba).
Em Triunfo (no Alto Sertão paraibano, a 590 quilômetros de João Pessoa), o único manancial que abastecia a cidade secou completamente. Carros pipas da Defesa Civil estão socorrendo a população da zona urbana.
Triunfo tem uma população estimada em 9.233 habitantes. Sua área territorial é de 222,9 quilômetros quadrados. Está localizado numa região montanhosa, a 310 metros acima do nível do mar. Cerca de 53,25% de sua população reside na zona rural. Sua economia baseada na agricultura e pecuária de subsistência, contando com um comércio incipiente. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.
A situação vem provocando protestos de moradores, com interdição das rodovias para chamar atenção das autoridades.
Na segunda (29), um protesto de moradores interditou a rodovia PB-361 por três. O tráfego ficou parado nos trechos entre as cidades de Diamante e Itaporanga, na região do Vale do Piancó paraibano. A Cagepa (Companhia de Água e Esgoto da Paraíba), para aliviar a situação, permitiu a abertura das comportas dos mananciais de Condado, Couro da Vaca e Piranhas, em caráter de urgência.

O quadro se agrava sem a perspectiva de chuvas. Na região do Cariri, também já falta água cidades de Alcantil, Santa Cecília de Umbuzeiro, Riacho de Santo Antônio, Barra de São Miguel e Umbuzeiro.

Na terça-feira (23) foi iniciado o racionamento de água nas cidades de Esperança, Remígio, distritos de Lagoa do Mato, Cepilho e São Miguel. Estas localidades são atendidas pelo manancial Vaca Brava. Falta água dias vezes por semana, sempre nas segundas e terças-feiras.

Também sofrem racionamento o distrito Rua Nova (no município de Belém), as cidades de Caiçara e Logradouro. Todos na região do Curimataú da Paraíba, a pouco mais de 80 quilômetros da capital. São localidades atendidas pelo manancial de Lagoa do Matias. Tem abastecimento de água interrompido nas terças, e normalizado às 7h, das sextas.

Em duas comunidades rurais - Cachoeirinha e Braga (em Campo de Santana, na região do Cariri) - a água só chega às torneiras uma vez por semana, na quarta-feira.

No dia 27, a Cagepa deu início ao racionamento nas cidades de Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro. Atendidas pelo manancial Canafístula II, elas ficarão sem água nos finais de semana. Falta água a partir das 18h do sábado e volta na segunda, às 18h.

A Cagepa responde pelo abastecimento de água, apenas, das zonas urbanas. Não há previsão para que essas cidades saiam do sistema de racionamento.

Na cidade de Cabaceiras (localizado na microrregião do Cariri Oriental,a 180 km de João Pessoa) falta água há um mês.  O município, que ficou famoso no país por servir de cenário para o filme o 'Auto da Compadecida' fica a cerca de 300 metros acima do nível do mar, na área mais baixa do Planalto da Borborema. Tem um população estimada em 5.035 habitantes, segundo censo do IBGE em 2010. Deste total, 2.217 habitantes estão na zona urbana e 2.818 na zona rural.
 
A população urbana de Cabaceiras vinha recebendo água dos poços perfurados no leito do rio Paraíba, que margeia a cidade. A estiagem também provocou o colapso desse sistema emergencial de abastecimento. Este ano, a chuva acumulada no município foi de apenas 170 milímetros, o que já representa uma redução de 27,4% em relação a todo acumulado no ano passado.

Foto: Animais mortos no Sertão da PB
Créditos: Padre Djaci Brasileiro
Pároco em Pedra Branca (município do Alto Sertão), o padre Djacy Brasileiro vem fazendo constantes alertas sobre os prejuízos causados pela estiagem. Ainda não choveu este ano em pedra Branca, segundo os registros da Agência Executiva Estadual das Águas (Aesa).
 
Defensor da transposição do São Francisco, o padre Djacy se prepara para acampar em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília (DF), para chamar a atenção da presidente Dilma Rousseff. “Ninguém fala mais na transposição. O que está acontecendo?”, questionou.
Foto: Cemitério a céu aberto
Créditos: Padre Djaci Brasileiro
Ele promete levar uma cruz de lata para o Planalto, repetindo um gesto que fez no final da década de 90. Em seu microblog no Twitter, o padre faz um relato dramático da seca na região do município que atua. "Para conversar com os sertanejos da roça,é preciso muita coragem.Eles falam chorando,com voz embargada.Dói no coração", relatou em uma de suas mensagens que vem quase sempre acompanhadas de registros fotográficos da situação.
 
O sertanejo e o caririzeiro acreditam que a situação seja amenizada com a chegada das águas da transposição do São Francisco. No entanto, as obras se encontram paradas em dois trechos dos eixos que desembocam no interior paraibano.
 
Presidente da Frente Parlamentar da Seca na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado Francisco de Assis Quintans (DEM), afirma que o nordestino está desapontado com o governo Dilma, por conta dessas paralisações na transposição.
 
Na Paraíba, das 183 cidades mais afetadas pela estiagem, apenas 32 assinaram um termo de adesão ao Programa Garantia Safra, na semana pasada. Os recursos para este programa no estado ultrapassam os R$ 50 milhões. A primeira parcela liberada foi de R$ 6 milhões.
 
Para ele, se não houver inverno no próximo ano o sertão paraibano vai virar deserto.E acrescenta: "Andando pela zona rural do sertão paraibano,a paisagem é de desolação total. Até os passarinhos voam em busca de água e comida".

Falta de sessão reflete imagem negativa no legislativo de Aroeiras



Nesta sexta-feira, 09/11/12, não houve sessão na casa Pedro Paulo de Andrade, mais uma vez, e com isso, vem mostrando cada vez mais á ausência da população na câmara Municipal de Aroeiras, muitas que acompanhavam periodicamente as reuniões realizadas nas sextas-feiras pelo legislativo, deixaram de frequentar a câmara, tão somente pela grande falta de sessões naquela casa.

Encontramos o Vereador Iran, que nos falou sobre o assunto:

Viemos ter uma sessão quinze dias atrás, não houve semana passada devido ao feriado. E hoje, eu coloquei um requerimento, pra saber por qual motivo esse vazio aqui na câmara, por exemplo, hoje compareceram quatro vereadores, Novinho, João Victor, Mario Barbosa e eu. Eu quero conversar com o presidente da câmara, que foi eleito a vice-prefeito, agora, nessa ultima eleição que agora deve estar com outras preocupações e outros anseios, e como ele foi eleito até o fim deste mandato como presidente da casa, e me preocupo com ela, ele foi eleito por quatro anos de presidência da casa, e ele terá que cumpri com suas obrigações até o fim de seu mandato, aqui na casa Pedro Paulo de Andrade. E com esse requerimento que coloquei, com certeza terei resposta daqui pra terça-feira, pra poder explicar a toda população o motivo desse vazio na casa por parte dos demais colegas. Estar vindo vereadores, sim. Mas não esta dando corun para que a sessão seja colocada em pratica, e com isso, só quem tem prejuízo é a população. Tenho certeza que o executivo já mandou projetos pra câmara para ser aprovados e não esta sendo por falta de corun.

Sobre o carro oficial da câmara, que estava desaparecido, e uma matéria foi feita mostrando o veiculo publico, nem um dos representantes do legislativo se pronunciou a respeito desse assunto, você Iran, tem algo a falar para o povo?

Olha, eu tenho acompanhado todos os gastos da câmara Municipal de Aroeiras, e tenho percebido gastos talvez desnecessários, mas, só que quando nós elegemos o presidente da casa, também elegemos a mesa, então a mesa é responsável por tudo que acontecer, e eles é que vão responder, então nós estamos fiscalizando e denunciando esses supostos abusos, e ele terá como se defender, se ele sabe o que esta fazendo, ele sabe que hoje a lei da ficha limpa, que é uma lei feita pelo povo, e que nós estamos vendo que esta surtindo efeitos, e que todos os fichas suja, por mais esperto que seja, estão caindo nessa lei, por exemplo; um candidato a vereador com ficha suja, não pode ser vereador, pessoas que conseguiram segurar a candidatura faltando até dois u três dias antes das eleições, se afastaram e apresentaram candidato de ultima hora, mas, os juízes do Supremo Tribunal, já entenderam que foi manobras feitas pra burlar a lei, e sabem que esses candidatos laranja não ira vigorar, porque o supremo tribunal Federal estar fazendo valer a lei, então isso serve pra presidente, vereador, serve pra todos que caiam na malha dos fichas suja; Por isso eu fico aqui de orelha em pé, porque o presidente da câmara não irá dar esse vacilo, porque tem os anseios para o futuro, e se ele for condenado e entrar na lei dos ficha suja, acabou-se os sonhos dele na política, não só dele, mas de qualquer um que entrar no meio da corrupção pensando em burlar a lei. A justiça é lenta, mas quando se trata de burlar a lei, ela será aplicada como deve ser, tirando esses seres nocivos da vida política de nosso país. Concluiu.

Manoel Jr e Nonato se reúnem em Brasília para destinar emendas orçamentárias para JP



O deputado Manoel Junior (PMDB) recebeu nesta quarta-feira, 7, em Brasília, uma visita de cortesia do vice-prefeito eleito de João Pessoa, Nonato Bandeira (PPS). Durante o encontro, também foram tratados assuntos relacionados à destinação de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária 2013 (PL nº 24/2012-CN - PLOA 2013) que serão destinados pelos senadores e deputados federais para a Capital.
Durante a visita, Manoel Junior garantiu ao vice-prefeito que a cidade de João Pessoa, assim como Campina Grande e o Governo do Estado serão contemplados com pelo menos uma emenda. Esta decisão foi pactuada por toda a bancada da Paraíba. 
Redação com Assessoria 

Sequestro da irmã de Hulk era para pagar dívida de candidato e de dono de restaurante



A Polícia Civil de Campina Grande revelou durante entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (7), que o sequestro da irmã do jogador Hulk, Angélica Aparecida Vieira de Sousa, 22 anos, foi planejado para pagar uma dívida de campanha do ex-candidato a  vereador Rodolfo Sinfrônio (PSD), que disputou uma das 21 vagas da Câmara Municipal daquela cidade este ano.
O sequestro ocorreu na segunda-feira (05).  Segundo a Polícia Civil, o empresário Hélio Pereira da Silva, 51, dono do restaurante em que Angélica estagiava como nutricionista, foi o principal mentor do sequestro. O candidato a vereador e o empresário eram amigos e resolveram sequestrar a irmã do atacante da Seleção Brasileira para saldar dívidas. Hélio Pereira teria dívidas de R$ 110 mil. Não foi revelado quanto o candidato estaria devendo.
No momento em que ela foi abordada, na frente do estabelecimento comercial no bairro do Catolé, zona sul de Campina Grande, a irmã do jogador estava com o empresário, que chegou a se passar por vítima. No cativeiro, ela recebeu alimentação fornecida pelo restaurante do empresário. Desconfiou do cardápio e se deu conta da participação do seu patrão.
Ela contou a Polícia que, no cativeiro, o homem que lhe vigiava confessou que receberia R$ 3 mil pelo trabalho. Angélica teria lhe proposto pagar R$ 6 mil. O homem  teria aceitado a proposta e ainda acertado para pegar a quantia combinada na casa da vítima. Não concluiu a operação, porque foi preso no dia seguinte pelos policiais.
Todos os detalhes das trapalhadas dos sequestradores foram relatadas na coletiva de imprensa na Central de Polícia. Além de Hélio Pereira, outras três pessoas teriam participado do sequestro.
O outro mentor do crime, segundo a polícia, foi identificado como Rodolfo Bruno Barbosa de Sousa, 21 anos. Ele é conhecido como Rodolfo Sinfrônio e foi candidato a vereador e teve apenas 265 votos. De acordo com o delegado geral adjunto da Polícia Civil de Campina Grande, André Rabelo, Rodolfo teria emprestado o carro – uma blazer – que foi usado no rapto. O candidato continua foragido e um mandado de prisão está sendo expedido.
Os outros dois acusados foram identificados como Victor Hugo Henrique da Silva, 20 anos, e José Eliton de Melo Santos, 28 anos. Ambos vão responder por extorsão mediante sequestro. O delegado Henri Fábio informou que os acusados pediram R$ 300 mil de resgate, que não precisaram ser pagos.
O delegado também informou que, logo após o sequestro, Hélio Pereira ficou detido como testemunha e foi ouvido pelos policiais. Mesmo percebendo contradições em seu depoimento, os policiais liberararm o dono do restaurante, mas mandou agentes o seguirem. Ainda segundo Henri Fábio, o sequestro também não deu certo porque Hélio desconfiou que estava sendo monitorado.
“A frieza com que eles premeditaram o crime foi chocante, mas eles eram amadores neste tipo de crime e nao imaginariam a proporção que ele iria tomar. Tanto que ficaram com tanto medo que resolveram liberar a vítima”, disse Henri.
O sequestro
Por volta das 14h da segunda-feira (5), Angélica Aparecida Vieira de Souza estava dentro do carro na frente do restaurante em que estagiava como nutricionista esperando o empresário Hélio Pereira da Silva. De acordo com major Alecsandro Medeiros, sub-comandante do 2º BPM, o Comando de Operações da Polícia Militar (Copom) foi comunicado sobre o sequestro praticado por homens armados que se aproximaram do veículo onde a vítima estava, no bairro do Catolé, e a retiraram do carro sob a mira de armas.
À noite, a polícia confirmou que a família de Hulk havia pedido o afastamento das investigações. Mas só depois de 21 horas, Angélica foi deixada próximo de casa em um Honda Civic de cor prata. A emoção foi grande entre familiares, vizinhos e amigos. Um vídeo feito pela equipe da TV Correio, afiliada da rede Record na Paraíba, mostra o momento da chegada de Angélica em casa.
Hulk
Givanildo Vieira de Souza, o Hulk teve a contratação mais cara do mundo – R$ 143 milhões – pelo time russo do Zenit. O paraibano é também o titular da Seleção Brasileira de Futebol, comandada por Mano Menezes.
O atleta também é conhecido por ser muito próximo da família. No último dia 10 de setembro, quando o Brasil jogou no Recife um amistoso contra a China no estádio do Arruda, Hulk aproveitou a oportunidade e levou toda a família para assistir a partida.

Deputado Federal Luiz Couto vota contra os royalties da Petrobrás e envergonha á Paraíba



O deputado Federal Luiz Couto do PT da Paraíba, foi o único parlamentar que votou contra o Projeto de Lei elaborado para definir uma formula para divisão dos royalties do petróleo, onde na oportunidade, beneficia os Estados não produtores de petróleo como é no caso á Paraíba.
 O deputado Federal Luiz Couto se diz defensor dos pobres e oprimidos e dos direitos humanos, que na verdade defende incansavelmente  pela bandidagem na Paraíba. Nos últimos dias policiais militares vem sendo alvo de execuções, a mando dos chefões do crime organizado de dentro dos presídios, os assassinatos tem chamado a atenção através da mídia em todo o Brasil, o que chama atenção é  que o parlamentar  não tem feito nem se quer o um pronunciamento em favor das famílias que tiveram suas vidas ceifadas pelo crime organizado.
 Luiz Couto faz parte da Bancada Federal em Brasília do Partido dos Trabalhadores e da presidenta Dilma Rousseff, com três mandatos o deputado só se pronuncia em favor dos direitos humanos, que não interessam aos paraibanos e que nos últimos anos sempre  tem decepcionados com sua atuação pífia, que sempre deixou a desejar a todos os paraibanos.
 O sertão da Paraíba mais uma vez sofre com a seca, com a falta da água e nosso rebanho bovino lamentavelmente morrendo a míngua, sem que haja uma intervenção do governo federal e o governo estadual, que  timidamente envia alguns pingos d’água  pra quem na verdade necessita do produto permanentemente. Um dos aliados de primeira hora, o padre Luiz Couto até o presente momento nada fez em favor dos irmãos sertanejos, sua língua engrossou quando se fala em seca, royalties da Petrobrás, famílias de policiais e até mesmo o próprio agricultor que com essa seca que assola o sertão estão ainda   passivos de perder suas propriedades com empréstimos contraídos através do Banco do Nordeste.
 O parlamentar Luiz Couto que se diz ‘paladino da moralidade’, nos tem envergonhado a muito com os assuntos de interesse da sociedade principalmente aos que, no momento chama atenção da mídia internacional, pois bem, ‘ A seca’ – ‘Os Royalties’, e outros assuntos de relevância em favor dos paraibanos, é na verdade um parlamentar que oculta em falar da Paraíba,  que só atende os anseios da presidenta, um sub serviente pra atender e votar contra a Paraíba.
 Sabe-se então que o deputado Federal se quer se reuniu com a bancada Federal, que nem se quer conversou com os senadores que tem como colega de bancada o senador e relator Vital do Rego, com essa decisão que os paraibanos jamais irão esquecer, em prejudicar o desenvolvimento de um Estado da federação que é a Paraíba, e que mais precisa de recursos e que vivemos com uma cuia na mão, dependentes das migalhas do governo federal.
Lamartine do Vale é Radialista e proprietário do portal Paraíba Urgente
Lamartine do Vale

Moradores reclamam da falta de coleta de lixo em Aroeiras



A população de Aroeiras, como sempre vem passando por situações inusitadas, dessa vez, é a falta da coleta de lixo no município. Passando na comunidade de Torres, avistamos uma grande quantidade de lixo exposto a beira da pista, ao perguntarmos o motivo do lixo esta sendo jogado na beira da pista, o morador nos falou: não estamos jogando o lixo nesses locais, o fato é que, o carro que deveria recolher o lixo não esta passando mais na comunidade, já faz mais de oito dias que o carro não pega o lixo aqui.
Outro popular, também nos relatou, que: No conjunto SEAPE, o lixo estar sendo colocado nos lugares de sempre, onde foi indicado pela prefeitura, mas esse carro não esta passando mais na comunidade do conjunto SEAPE.
São lamentáveis os descasos que vem acontecendo na cidade de Aroeiras, como esta questão do não recolhimento do lixo por parte do poder publico.

Município de Aroeiras começa cadastro do seguro safra para agricultores




Secretaria de agricultura do município caiu em campo, e realiza cadastro de agricultores do município. Encontramos a equipe da secretaria de agricultura no sitio Mirador, lá encontramos o secretario Paulo Dias, trabalhando no cadastro, e que nos concedeu umas palavras.
Estamos fazendo o cadastro aqui no sitio Mirador, mas iremos passa em todo o município, e todos irão ter direito de se cadastra.
Começamos o cadastro ontem, onde cadastramos o pessoal do sitio Torres, Papagaio, Torres de Cima e sitio Augustinho. E hoje, estamos aqui pra fazermos os sítios; Mirador, Nogueiras, Batista e Amarelinha, e de acordo com a nossa planilha de setores, amanhã iremos esta em outras comunidades.
Já cadastramos mais de 200 famílias, e iremos até o fim do mês com o cadastro, e a partir de segunda-feira, iremos joga esses dados no computador. Esse ano é de 1.500, o numero de Vegas, mas a nossa pretensão é de cadastra umas duas mil pessoa. E aqui é como você esta vendo, aqui ninguém descrimina ninguém, chegou aqui e é agricultor, fazemos o cadastro de todos, sem distinção, pois esses benefícios são do povo e não da prefeitura ou de quem quer que seja como muitas pessoas andam falando, mal, de nosso trabalho sem acompanhar pra ver a realidade e seriedade com o compromisso á todos os munícipes. Sigo as determinações que o prefeito Zeppe nos passou recentemente, para que todos de nossa secretaria e as demais secretarias continuem cumprindo com suas obrigações até o fim de sua gestão.

Irmã do atacante Hulk desaparece em Campina Grande



Angélica Aparecida Vieira, de 22 anos, foi levada às 14h (horário local), segunda a polícia, quando estava em frente a um restaurante da cidade

A irmã mais nova do atacante paraibano Hulk, do Zenit e da Seleção Brasileira, desapareceu nesta segunda-feira, em Campina Grande, distante 122km da capital João Pessoa.
De acordo com a Polícia Militar, a irmã do jogador, Angélica Aparecida Vieira, de 22 anos, estava em frente a um restaurante da cidade, por volta das 14h (horário local) desta segunda, quando foi levada no momento em que ficou sozinha dentro de um carro, estacionado em frente ao estabelecimento.
Angélica foi ao local acompanhada do gerente de outro restaurante, onde ela trabalha como nutricionista. O gerente, Hélio Pereira da Silva, saiu por uns instantes do veículo e, neste momento, a irmã do jogador foi abordada. A polícia não confirmou quantos homens levaram Angélica.
Ao se dar conta do crime, Hélio entrou em estado de choque e precisou ser levado a um hospital da cidade, onde foi medicado e já liberado.

Depois da confirmação do desaparecimento de Angélica, vários amigos e familiares de Hulk se dirigiram a casa onde moram os pais do atacante, localizada no bairro do Alto Branco, um dos mais nobres de Campina Grande, para buscar mais informações sobre o caso. Além dos curiosos, era grande o movimento de jornalistas buscando mais detalhes sobre como teria acontecido a ação dos criminosos.
Representantes da Polícia Civil também estiveram no local, mas saíram sem dar nenhum esclarecimento. Até agora, não teria havido nenhum contato por parte dos bandidos.
O responsável por uma escolinha de futebol do jogador na cidade, José Alberto Costa, esteve em contato com o pai do jogador, seu Gilvan. Segundo o administrador da escolinha, que é mais conhecido como Mano, o pai de Hulk e alguns seguranças da família estão acompanhando a polícia na busca aos possíveis sequestradores. Mano ainda disse que o restante dos familiares do jogador está na casa onde moram.
- A gente está muito preocupado aqui. A gente fica triste e espera que dê tudo certo no final. Pelo que ele é aqui em Campina, todo mundo fica triste. Estamos torcendo - comentou Mano
Obs, Na manhã desta terça-feira, 6 de novembro de 2012, a irmã do jogado foi libertada.

Fraudes no Programa Leite da Paraíba levam cidade do Cariri a ser destaque no jornal O Globo



BOA VISTA (PB) – No canto da casa de apenas um cômodo, Esmeralda, nascida há um ano, dorme envolta por um pano à tarde, e não é porque faz frio — estamos no semiárido paraibano, na cidade de Boa Vista.
O pano é para impedir que a menina fique coberta de moscas, presenças constantes, pois, além do calor, a casa não tem banheiro nem fossa. A família “vai aqui do lado no mato”, conta a mãe, Silene Ferreira da Silva. Ela tem mais três filhos, que fazem de Bibita, uma cabra da vizinha, o seu animal de estimação.
É a miséria de Silene e Esmeralda que está sendo explorada por fraudes ocorridas no Programa do Leite no estado, onde 112 mil famílias de baixa renda estão sem receber o leite do programa desde maio. Naquele mês, o programa foi suspenso na Paraíba após a Operação Amalteia, da Polícia Federal, da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Federal, descobrir fraudes como laranjas, adição de água no leite e até de soda cáustica, para estender sua validade.
Há pouco mais de uma semana, a PF enviou inquérito sobre as fraudes à 3ª Vara Federal de João Pessoa: 13 pessoas foram indiciadas — entre elas uma ex-presidente e uma ex-diretora de Operações da Fundação de Ação Comunitária (FAC), órgão estadual que coordena o programa, e um técnico da Emater-PB; os outros indiciados são ligados a indústrias que pasteurizavam o leite vindo dos pequenos produtores.
Segundo estimativas da PF, os desvios podem chegar a cerca de R$ 10 milhões. As fraudes no Programa do Leite, parte do Programa de Aquisição de Alimentos, um dos que compõem o plano Brasil Sem Miséria, são tema da segunda reportagem da série que O GLOBO publica desde ontem sobre irregularidades em programas para o público-alvo do plano.
Só na Paraíba, o Programa do Leite teve R$ 285 milhões repassados desde 2005 pelo Ministério do Desenvolvimento Social à FAC. Após a suspensão em maio, com a Amalteia, o ministério retomou o programa em agosto, depois que o governo estadual assinou termo de compromisso com a pasta que prevê o recadastramento dos agricultores fornecedores do leite. No entanto, diz a FAC, não há previsão de quando a distribuição do leite será normalizada.
— Com a suspensão do programa, a cadeia produtiva do leite no estado ficou desarticulada. Além disso, nos últimos meses, a seca se agravou, o que está fazendo muito agricultor produzir menos ou se desfazer de vacas e cabras. Boa Vista e outros 158 municípios ainda não voltaram a receber o leite, e não sabemos quando voltarão — diz Severino Ramalho Leite, presidente da FAC.
— Sem esse leite (do programa), a gente fica só com cuscuz mesmo. Não tem dinheiro praoutras coisas — afirma Silene Ferreira da Silva sobre a alimentação dos filhos, que quase não comem carne. Os R$ 184 por mês do Bolsa Família são a única fonte certa de renda da casa.
O Programa do Leite tem duas pontas: numa, paga pelo leite de pequenos produtores, para estimular a agricultura familiar; noutra, distribui o leite adquirido do pequeno produtor a famílias com renda per capita até meio salário mínimo e que tenham crianças de até 7 anos, idosos ou mulheres grávidas ou amamentando.
Foi na ponta do dinheiro pago a pequenos produtores que fraudes foram encontradas em pelo menos seis municípios: além da capital João Pessoa, Campina Grande, Taperoá, Boa Vista, Monteiro e Sousa. O eixo das irregularidades é a participação das empresas de laticínios. Em muitos casos, elas ficavam responsáveis por cadastrar produtores; com isso, passaram a incluir gente sem vacas ou cabras — às vezes, eram empregados das próprias empresas.
A brecha está no fato de que, para o pequeno produtor participar do programa, antes precisa ter uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), o que o certifica como agricultor familiar. Mas, como há muitos agricultores familiares que têm DAP sem serem necessariamente produtores de leite, empresas de laticínios passaram a incluir no programa DAPs de quem não produzia leite.
E, como cartões dos agricultores participantes do programa muitas vezes ficavam com as empresas, estas é que ficavam também com pagamentos destinados aos pequenos produtores. Talvez o mais grave é que essa prática já tinha sido descoberta em 2009, época em que a FAC fez sindicância. No entanto, integrantes de indústrias lácteas descobertos naquela época se ligaram a outros e continuaram com a prática; DAPs da época não foram canceladas.
Isso teria ocorrido na cidade em que O GLOBO esteve, Boa Vista, onde integrantes da Empresa de Laticínios Vakilla, acusada em 2009, teriam se ligado aos da Leite Boa Vista, acusada agora. Antonio Pereira de Almeida Filho, o Tonito, foi apontado como sócio da Vakilla em 2009. Candidato derrotado a prefeito este ano, quando declarou bens de R$ 6,735 milhões, ele teve em 2008 (quando também concorreu à prefeitura, com declaração de R$ 152 mil, o que significa que em 2012 apresentou aumento de 4.330% no patrimônio), como candidato a vice na sua chapa, Antonio Batista de Almeida Filho, o Tota, apontado como sócio da Boa Vista.
Nas denúncias de 2009 e 2010, moradores incluídos como laranjas relataram que parentes de Tota estariam entre os que os procuraram.
— Disseram que precisavam dos meus documentos para a minha aposentadoria. Mas fiquei sabendo depois que tinham me colocado nisso, como produtor. Nunca tive vaca nem cabra — conta Antônio Alcântara, pai de dois filhos; o mais novo, de 3 anos, ainda não anda nem fala, pois, segundo a família, nasceu “magrinho”.
O descontrole do Programa do Leite em Boa Vista foi tanto que a PF, na Amalteia, encontrou cartões de saque bancário de agricultores do programa escondidos no curral de uma fazenda de uma das empresas de laticínios.
Na fábrica do Leite Boa Vista, O GLOBO foi atendido por um homem que se identificou como Herculano Almeida. Ele disse que Tota, seu irmão, não estava e refutou as denúncias:
— Quem está acusando é que deve provar. Os produtores com que a gente trabalha estão normais. Funcionamos dentro da normalidade. O SIE (Serviço de Inspeção Estadual) sempre verifica nossos equipamentos, e sempre está tudo OK. Meu irmão vai agora esperar para ver como isso tudo vai se resolver.
Fonte: Com O Globo

Gaviões da fumaça fala sobre reunião para o calendário 2013 de trilha



Depois de ter participado da reunião, em que foi definido o calendário do circuito paraibano de trilha, a equipe de Aroeiras, Gaviões da Fumaça, começam a se prepara para a trilha na cidade, com a expectativa de ser uma das maiores já realizada.
Conversamos com os organizadores da trilha Gaviões da Fumaça, e o Carioca falou: A reunião foi um sucesso, já ficou definida a data da 4º etapa do circuito paraibano de trilha e a 5º trilha Gaviões da Fumaça, que será realizada no dia 5 de maio de 2013, onde iremos trazer muitas novidades, uma delas é o sorteio de uma moto CRF 150, que irá ser sorteada no final do circuito. Na reunião, compareceram alguns representantes de patrocinadores, que estará dando o apoio ao circuito.
Alguns comerciantes, já se dispõe a patrocinar a equipe Gaviões da Fumaça no circuito paraibano de trilha, ou os gastos como: Alimentação, estadias, manutenção e as viagens para as trilhas que são realizadas no estado da Paraíba; Não tem nem uma ajuda de patrocínio?
Não temos, os nossos gastos, são pago por nós mesmo, nós só estamos por amor, se fossemos contar com o financeiro, nos não conseguiríamos realiza nem um das etapas paraibana de trilha. E para fazer a trilha de Aroeiras, estou sempre correndo atrás para tentar fazer essa festa, o melhor possível, para que a nossa cidade seja bem vista lá fora e também por nossos irmãos aroeirenses, queremos mostra que Aroeiras tem muito potencial em muitas coisas, não só em trilha de motos, como também em outras coisas. Muitos comerciantes já estão vendo que, a trilha Gaviões da Fumaça esta atraindo os olhos do pessoal lá de fora, uns deles já me procuraram, porque, a nossa brincadeira virou roteiro da trilha paraibana de trilha, isso é muito bom pra toda a cidade, os hotéis ficam lotado, o comercio fica movimentado e o nosso município só tende a crescer com todo isso.
Alexandre, você é que procura novos percursos para realização da trilha Gaviões da Fumaça, qual a sua avaliação sobre a reunião realizada para o inicio do circuito paraibano de trilha, na qual Aroeiras, faz parte sendo representada através dos Gaviões da Fumaça?
A reunião foi boa, dentro do que se esperava. Tivemos as representações de todas as cidades que fazem parte do circuito. Sobre o percurso de nossa trilha, iremos acata os pedidos dos trilheiros, que é aumentar o percurso, mais paredões para a adrenalina subir um pouco, e novidades para os quadriciclos, garanto que será muita aventura, e esperamos que os pilotos de quadriciclos compareçam em massa, já tivemos uns nessa ultima trilha realizada em 2012 aqui em Aroeiras, e esperamos que esse numero de quadriciclos seja bem maior do que desejamos para que a festa seja bem melhor. E desde já, faço o convite para todos os trilheiros que gostam de adrenalina em duas e quatro rodas, que venham participar da trilha Gaviões da Fumaça.
João Paulo, a turma sempre esta em sua oficina, quais os comentários do pessoal com relação à trilha?
Bem, sobre a reunião em que fui junto com os meninos, onde teve uma novidade que foi sobre o sorteio de uma CRF 150. E sobre as expectativas da galera, é para que se coloquem mais paredões na trilha e o percurso seja maior. Já estão todos ansiosos, alguns já estão em clima de preparação das motos, equipamentos e muito treino; Vamos espera uma das maiores trilhas em nossa região.
Jonhson, sendo você um dos idealizadores deste esporte, aqui em Aroeiras, que é a trilha Gaviões da Fumaça, qual a sua expectativa?
É sempre uma novidade a cada trilha que fazemos, eu trabalho mais do que participo, ajudando os retardatários, orientando a turma, procurando sempre manter essa família em união para que tudo possa transcorrer bem. As expectativas são boas, vamos colocar novos percursos nessa nova trilha, e por esta sendo bem divulgada essa trilha, muitas pessoas irão vir até Aroeiras dias antes, tanto para participar da trilha como também, visitar a cidade e curtir o evento. Nós estamos sendo visto lá fora, espero que Aroeiras, valorize melhor o que temos, e cada ano iremos fazer melhor. Nossa trilha é adrenalina pura! E não passeio, e os que gostam disso sempre estão aqui marcando presença.
Carioca, Sobre os preparativos, os gaviões da fumaça já começaram a se organiza?
Já sim, iremos sair pra reconhecimento das trilhas, juntar o pessoal que ajuda, e pra isso, temos que estar passeando pelo município, conhecendo alguns lugares bons. Hoje a turma quer um percurso maior, e iremos junto com os amigos daqui, para procurar mais paredões e alongar o percurso, essa será a diversão daqui pra frente, então, toda ajuda é bem vinda nessa hora, esse é um evento que não é meu, nem de Alexandre, nem de Jonhson, nem de A, B ou C, e sim, de toda cidade, e conto com todos que queiram nos ajudar, coopera, patrocinar, agente está aqui á disposição pra receber qualquer um e todo tipo de ajuda, e juntos fazer esse esporte crescer cada vez mais em nossa cidade. Uma coisa me chamou atenção na reunião, é que: Todos estavam falando sobre a trilha Gaviões da Fumaça, que é uma das melhores da Paraíba, isso é bom, a cidade irá ter um grande numero de visitantes e turistas, e com isso, a tendência é crescer mais, vamos receber todos bem, como sempre fizemos, e vamos mostra Aroeiras a esse pessoal que aqui o terreno é bom. Então peço a ajuda de todos, para juntos eleva o nome de Aroeiras não só para a Paraíba, mais para todo o Brasil, como já esta conhecida através de nosso blog e também através do site Aroeiras On-Line. Agradeço a todos desde já, e convido para visitarem o nosso blog que é gavioesdafumaca.blogspot.com.br, que além do site Aroeiras On-Line, irá esta nos acompanhado; Os internautas terão supressas em nosso blog, como as postagens que estamos preparando.

Carro oficial da câmara de Aroeiras é encontrado em oficina da cidade



Desde o mês de julho deste ano, vereadores em conversas nos bastidores, falava do carro que pertence a câmara municipal de Aroeiras,  e que estava  desaparecido, e por muitas vezes questionado sobre o paradeiro do mesmo, no mês de setembro, por uma coincidência, o carro foi localizado em uma oficina da cidade. O carro se encontrava sem o motor, e segundo a informação é que; (o motor quebrou e esta para concertar).
O que mais vem chamando atenção por parte de muitos, é que esse carro já estava desaparecido a alguns meses. Ao encontrarmos, na ocasião entramos em contato com o presidente da câmara municipal, o vereador Jailsom Bezerra, e o mesmo nos chamou ate a residência de sua mãe, e o presidente nos falou que; deixasse mais pra frente, e que o mesmo se comprometeria em nos procurar para prestar as devidas informações sobre a situação do veiculo oficial da câmara de Aroeiras.
Já se passaram mais de mês, e novamente tentamos entra em contato com o presidente da câmara, para que o mesmo nos falasse sobre o assunto, já que durante a campanha eleitoral, vários vereadores da situação, questionou sobre o desaparecimento do veiculo. Tentamos falar sobre o assunto aos vereadores queixosos, mas até os vereadores da situação não quiseram se pronunciar a respeito do Carro da Câmara municipal de Aroeiras. Lembramos que o carro se encontra em uma oficina não credenciada para serviços de propriedade pública.
Hoje, o Site Aroeiras On-Line ver que; não há preocupação com o dinheiro publico, pois nem a própria câmara municipal de Aroeiras, não é fiscalizada como assim deveria ser pelo representantes legítimos do dinheiro publico, se os próprios fiscalizadores do município não se preocupa com essa situação, quem será que ira se preocupar agora que a campanha passou? Será que a preção foi só na época de política?
Com a palavra os senhores representantes do povo na casa “Pedro Paulo de Andrade”.

Homem é morto a pedrada no sitio Nogueiras


Na noite deste sábado, 03/11/2012, a polícia recebeu uma ligação, por volta das 20h30min, e foi informada de que uma residência no sitio Batista teria sido arrombada. A polícia foi até ao local, não encontrou nem um suspeito, fez uma pequena ronda e não obteve êxito. E na manhã deste domingo, 04 de novembro de 2012, a policia foi informada de que um corpo se encontrava a beira de uma estrada no sitio Nogueiras, e ao chegar ao local, populares reconheceram o corpo, o mesmo era do senhor, Juraci Cosmo de Freitas, 40 anos, casado, agricultor, morador da comunidade. O corpo se encontrava em estado rígido, dando aparência de que, o crime foi praticado a noite ou durante a madrugada.
O corpo foi encontrado debruçado no solo, e com as calças abaixo do joelho, dando a entender que, Juraci, ter sido violentado sexualmente, logo após a perícia, deu-se conta de que, a vitima foi morta a pedradas, e para que a vitima não fosse encontrado, o criminoso arrastou o corpo, numa tentativa de esconde-lo.
Segundo informações de populares, ontem, por voltas da 19h30min, á vitima teria sendo vista, perambulando entre os sítios Batista e Nogueiras, em companhia de Leonardo, rugo (Nego). Sendo o principal suspeito de ter cometido de ter matado o, Juraci a pedradas. Leonardo, rugo (Nego), no mês de setembro deste ano, exatamente no dia 30/09/2012, foi acusado de ter atirado contra a própria companheira, o fato aconteceu no sitio Torres, o mesmo foi acusado pala própria companheira, de ter atirado vitima de um tiro, efetuado por Leonardo, rugo (Nego), e agora, Leonardo rugo (Nego), é o principal suspeito de ter assassinado Juraci Cosmo de Freitas.

domingo, 4 de novembro de 2012

Gaviões da Fumaça representara Aroeiras em reunião do 4º circuito paraibano 2013



A equipe Trilha Gaviões da Fumaça de nossa cidade, estará participando de uma reunião na cidade de Lucena, no próximo dia 04, para articular o 4º circuito Paraibano de trilha, no qual, a cidade de Aroeiras faz parte e é representada por Carioca e Alexandre, dos Gaviões da Fumaça, esporte este, que vem aumentando cada vez mais os adeptos e patrocinadores. Como diz o ditado mais certo, “A Propaganda é a alma do negocio”, e não diferente, os patrocínio ainda é pouco para os Gaviões da Fumaça em nossa cidade, porem, pessoas que tem uma visão além do esporte, deveriam patrocinar melhor essa equipe que nos representa em toda Paraíba no esporte mais radical em duas rodas. E nessa reunião, estará se apresentando mais duas cidade, que entrara no calendário do circuito paraibano de trilha.
A equipe Gaviões da Fumaça é coordenada por: Carioca, Jonsom e Alexandre, nos quais, Alexandre e Carioca, são os únicos representantes dos Gaviões da Fumaça e da cidade de Aroeiras, no circuito Paraibano de Trilha.
Diferente de rumores que pessoas de má intenção vivem espalhando na cidade, na equipe Gaviões da Fumaça, não há distinção de cores, raça, partido ou time, o que realmente existe na equipe, é a igualdade de todos, na amizade, simplicidade e companheirismo. Parabenizo a equipe, por sempre ostentar esta bandeira de caráter fundamental em qualquer equipe.

Dia de finados em Aroeiras



Muitas pessoas começaram o dia de finado em Aroeiras, com a visitação ao cemitério municipal da cidade logo cedo, pessoas vinda de outros municípios e aroeirenses, indo visitar túmulos em outras cidades.
Muitos anteciparão as visitações, prevendo um dia muito agitado e de sol quente na maior parte do dia. E realmente o sol não deu trégua. Os portões do cemitério foram abertos o mais sedo possível, para que o transito de pessoas a visitação dos túmulos, ocorresse o mais tranqüilo possível.
Populares que estiveram visitando o cemitério comentaram que, os serviços do zelador do cemitério, esta sendo de forma agradável, tendo em vista que ele faz o que pode do seu alcance. O que mais esta preocupando, é a superlotação do cemitério, pois, os poucos terrenos que resta, em pouco tempo, terá que ser ampliado, o cemitério já não comporta sepultar corpos de todo o município. O problema que irá afetar a todos nesses próximos meses, tendo em vista que, os falecimentos que acontece em Pedro Velho, agora é sepultado aqui em Aroeiras, e pra isso, o cemitério já não comporta mais.
A noite, será celebrada a missa de finados, na Igreja Matriz Nossa Senhor do Rosário, a partir das 19h30min.

CNJ lança campanha e cobra presença de juízes nas comarcas, de segunda a sexta



O ministro Francisco Falcão afirmou que o juiz tem que se comportar como um servidor público e dar expediente todo dia, nos dois turnos. "Se faltar, tem que levar falta"
O corregedor do Conselho Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, lançou na tarde desta quarta-feira (31)  em João Pessoa (PB), a campanha nacional direcionada ao Judiciário, que cobra dos juízes de Direito a presença obrigatória nas comarcas do interior, de segunda a sexta-feira. A campanha é voltada, segundo o próprio CNJ a magistrados conhecidos nos meios forenses como 'TQQ' (aqueles que trabalham apenas de terça à quinta-feira).

O corregedor do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Alves da Silva, revelou que, a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba (OAB-PB), investigou a atuação de dez juízes que estariam faltando aos seus plantões diários. Segundo ele, nove desses casos foram solucionados e um ainda está sendo investigado.

Para o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcanti, o projeto não se refere especificamente a Paraíba, mas é voltado para o fortalecimento da Justiça brasileira. "Aqui não há inimigos. Não estamos demonizando o juiz, nem o promotor público. Aqui estamos unidos para que o cidadão, que é o patrão da Justiça, tenha um bom serviço, já que ele é quem pagar impostos para que essa máquina funcione", afirmou. 

O TJPB não divulga o nome dos magistrados investigados. O corregedor alegou que "é caso de rito sumário" e que os processos "correm em segredo de justiça". 

Francisco Falcão garantiu que a escolha da Paraíba foi apenas "por uma questão de apreço aos magistrados locais" e que o Tribunal de Justiça do Estado cumpre as metas estabelecidas pelo CNJ. 

O presidente do TJPB, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, reconheceu que ainda há dez comarcas do interior sem juízes, mas ressaltou que, em sua gestão, foram nomeados 30 concursados. O desembargador atestou ainda que faltam ser preenchidas 325 vagas nos cartórios judiciais da Paraíba. 

Segundo ele, a Paraíba ficou em primeiro lugar em produtividade no Nordeste. "Fomos o primeiro entre os estados do Nordeste, em número de sentenças prolatadas em primeira instância. Em segunda instãncia, ficamos em terceiro lugar em número de acórdãos", disse o presidente do TJPB. 

Ele defendeu a atuação dos juízes. Disse que a "esmagadora maioria" dos juízes paraibanos residem nas comarcas. "Residir nas comarcas não basta. tem que atuar. Tem que ter produtividade", disse Abraham Lincoln.

O corregedor do CNJ afirmou que o juiz tem que se comportar como um servidor público e dar expediente todo dia, nos dois turnos. "Se ele não ficar presente na comarca, tem que levar falta", defendeu. 

Francisco Falcão observou que o juiz de Direito presente na comarca, de segunda a sexta-feira, assim como o representante do Ministério Público, é a garantia de que estão sendo cumpridos os dispositivos da Lei Orgânica da Magistratura Nacional. "As nossas ações não serão jamais de imposição aos tribunais. Estamos trabalhando com parcerias pelo Brasil", disse. 

O corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jeferson Coelho, adiantou que a Procuradoria de Justiça do Estado já foi orientada para acompanhar as ações desse projeto."O importante é que possamos entregar ao cidadão, efetivamente, a prestação jurisdicional na Paraíba", comentou.

O ministro Francisco Falcão, sem citar nomes, reafirmou que existe "meia dúzia de juízes que são faltosos e que tem até desvios de condutas". Ele lembra que a previsão de que o juiz more na comarca em que julga está no artigo 35, inciso V, da Lei Orgânica da Magistratura.
Fonte: Portal Correio