quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Aedes Aegypti, uma ameaça eminente para todos



Como é comum na época das primeiras chuvas e o tempo quente em Aroeiras, os mosquitos começam a tomar conta da cidade, e além das residências, o que mais nos chamou atenção foi quando chegamos no posto central de saúde (hospital) nos deparamos com uma nuvem de mosquitos, e entre eles, está o mosquito mais temido por todos, o mosquito transmissor da dengue; No período do ano em que a dengue se transforma em ameaça mais eminente, todo cuidado é pouco para não deixar que os mosquitos se multipliquem e coloquem a saúde da comunidade em perigo. Muitas vezes, o alerta para que os agentes de saúde identifiquem um suposto foco da doença vem dos próprios moradores.
Neste período de calor e chuvas há um aumento significativo na proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, que vem evoluindo, fazendo criadouros, principalmente em águas limpas. Mas como é de praxe em nosso município, a secretaria de saúde sempre agiu depois que muitos são infectados por esse mal que é o mosquito Aedes Aegypti, que todo o Brasil teme. Como podemos nos precaver se os órgãos responsáveis não tomam nenhuma atitude?

Para que não haja a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é necessário que a população tome alguns cuidados como não deixar água parada em garrafas, tampinhas, latas, bacias, baldes, caixas, pneus, saquinhos plásticos. Se precisar guardar garrafas, o ideal é deixá-las vazias e de cabeça para baixo. Guarde os pneus em local que não acumule água. Manter as caixas-d’água limpas e bem fechadas; Não deixe acumular água nos pratos que ficam sob os vasos de plantas. Lave-os com bucha ou escova uma vez a cada cinco dias. Se preferir, coloque areia nos pratinhos para absorver a água; Tratar a água da piscina com cloro, limpando-as toda semana e caso não for utilizá-la, manter a mesma fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário