quarta-feira, 4 de maio de 2011

Chuva causa destruição e municípios consideram decretar emergência


O prefeito do município de Natuba, localizado na divisa com o estado de Pernambuco, virá à Capital na tarde desta terça-feira (3) para discutir soluções para os estragos feitos pela chuva na cidade. Desde esta manhã, o local está ilhado devido às águas que bloquearam as vias de acesso ao município.
O coordenador da Defesa Civil estadual, o coronel Walber Rufino, por sua vez, já adiantou que existem grandes chances de que seja decretada situação de emergência em Natuba para que as estradas de acesso sejam consertadas. Porém, ele alertou que os reparos só poderão ser feitos quando as chuvas cessarem. “O maior problema na cidade não são as chuvas e sim as vias que levam ao local que estão em péssimo estado”, informou.
O coronel Rufino garantiu, ainda, que vai visitar os principais pontos de alagamento no estado. Segundo ele, os municípios de Serra Redonda, Guarabira, Sousa, Patos, Catolé do Rocha, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Itabaiana e Juarez Tavora estão com grandes problemas de excesso de água. As situações mais críticas são em Itabaiana, onde o nível de água já chega a um metro, e Juarez Távora, cujo açude está prestes a transbordar.
Secas
Apesar do grande volume de chuvas em todo o estado, alguns municípios vivem uma situação inversa na Paraíba. Municípios como Esperança e Remígio estão em situação de emergência, porém o problema desta vez é a estiagem.
A Defesa Civil espera que as chuvas que estão abalando o estado pelo menos sirvam para amenizar a seca nestas cidades, que já vem causando problemas desde março. A escassez de água é provocada pelos baixos níveis da barragem Vaca Brava, que abastece os dois municípios.
Em Campina Grande
Prefeitura de Campina Grande já decretou situação de emergência na tarde desta terça-feira (3), devido às fortes chuvas que caem na cidade desde a última quinta-feira e que culminaram numa série de estragos por toda a cidade.
O coordenador da Defesa Civil municipal, Ruiter Sansão, adiantou que vai pedir o auxílio do Exército para a retirada de árvores e muros caídos e para a limpeza de casas que desmoronaram. A ajuda se daria por meio da disponibilização de máquinas pesadas e apropriadas para os serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário