segunda-feira, 20 de maio de 2013

Gerente regional da CAGEPA supervisiona operação emergencial em Aroeiras






Na manhã desta sexta-feira, 12 de abril de 2013, a sessão foi interrompida, para que os vereadores acompanhasse a visita da gerente regional da CAGEPA, que esteve no local onde estar sendo realizada a operação emergencial para o abastecimento de água em Aroeiras. A gerente regional da CAGEPA, Alexandrina Moreira Formiga, acompanhando os trabalhos, que se esperava para o retorno do abastecimento de água em Aroeiras, ainda nesta sexta-feira. Alguns imprevistos aparecerão, nossa equipe conversou com a gerente regional da CAGEPA, Alexandrina Moreira Formiga, e perguntamos. Hoje, o que a CAGEPA, irá fazer de imediato para solucionar o problema do abastecimento de água para Aroeiras e Gado Bravo?
A mesma nos respondeu: “Na realidade, nós estávamos com o comprometimento deste sistema entrar em operação hoje, mas já com a certeza de que não vamos resolvê-lo agora, e esse problema só será resolvido em definitivo com a nova adutora. Só que atualmente, o que ocorre, é que ao longo do trajeto até a cidade, o sistema foi sendo rompido para colocar água nas comunidades rurais, e também nas comunidades de Riachão e o Novo Pedro Velho e a cidade de Gado Bravo, e o resultado é de que, quem estar antes se beneficia, e acaba não chegando não  água em Aroeiras. E o nosso trabalho hoje, é transpor o flutuante para águas mais profundas, já que a barragem secou. Vamos bombear com a vazão na medida em que a bomba possa permitir e que a rede possa suportar, porque não adianta colocar uma bomba com vazão alta sem que a rede suporte, porque se colocar um bombeamento forte a rede vai estourar, e temos que fazer de uma forma compatível, e vamos tentar as alternativas que os vereadores estão sugerindo, e espero que eles conscientize a população e ponham em pratica pra ver se chega água em Aroeiras, que é o objetivo inicial dessa adutora”.
Há uma previsão para que isso aconteça?
Veja bem, nós tínhamos previsto com o presidente Iran e os vereadores, que o abastecimento entraria em operação hoje, nesta condição, só que houve um atraso no Caminhão Muque para trazer os postes para o local, que nós também tivemos que transpor a parte de energia, e esse carro atrasou, e só hoje, é que estamos implantando os postes. A parte hidráulica deve ficar pronta hoje, e a parte de energia, a equipe estar trabalhando para que amanhã possa estar pronta. Agora eu repito, é difícil chegar água em Aroeiras, porque Aroeiras é a ultima, e a água estar ficando no caminho, que não foi concebido no projeto inicial, não estou falando que a comunidade rural não mereça água, todos nós precisamos de água, água é vida, só que, em todos os locais que nós temos uma adutora, e tenha algum desvio de água, nós tiramos, a adutora não foi concebida para que ela possa ser furada ao longo de seu trajeto. Exemplo, nós estávamos com um problema semelhante a esse, porem em proporções maiores, onde Cabaceira estava sem água devido aos furos na rede, e nós fomos com a policia tendo o apoio do Ministério Publico, e retiramos essas ligações clandestinas da rede, e a cidade de Cabaceira voltou a ser abastecida.
Existe um ajuste de conduta que ficou acordado pela CAGEPA, Município e alguns proprietários rurais sobre esses furos feitos na rede hidráulica da CAGEPA. Alguma providencia irá ser tomada baseada em cima deste termo?
Sobre esse assunto não sei falar, mesmo porque estou há pouco tempo na CAGEPA, e o engenheiro operacional da CAGEPA, me falou que já veio aqui na cidade de Aroeiras varias vezes em sessões com o Ministério Publico, por conta destes desvios , e na hora “H”, não se decidia, porque tinha envolvimento políticos etc.
Podemos dizer que desta vez apareceu uma pessoa do alto escalão da CAGEPA que “in loco”, tomou conhecimento do problema e se destinou a resolvê-lo, mesmo que de forma emergencial. Esperamos que quando findado os trabalhos da CAGEPA, os problemas que iram aparecer sejam solucionados por definitivo, e que toda população não venham a pagar por conta do favorecimento de alguns.
Não podemos esquecer, que este plano emergencial estar sendo resultados das ações encabeçadas pelo vereador e presidente Iranildo junto com os vereadores: Eraldo, Dudu, Doda, Novinho, Lula de Miro, Mario Barbosa e Cacau. Sendo eles, que tomaram a iniciativa de procurar os órgãos responsáveis e assim, conseguiram sensibilizar a cúpula da CAGEPA, no sentido de que, Aroeiras não suportava mais com a falta d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário