domingo, 24 de fevereiro de 2013

Saúde investiga 3 mortes por suspeita de dengue no Estado



Três mortes ocorridas este ano estão sendo investigadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) por suspeita de dengue. Os dados foram divulgados ontem pela SES e constam no primeiro boletim epidemiológico do ano, o qual revela ainda que, em janeiro, foram 208 notificações de casos suspeitos, mesma quantidade registrada no mesmo período do ano passado.
Destes, 27 foram confirmados como dengue clássica, dois na forma hemorrágica e outros dois com complicação. Outros 177 ainda estão sendo apurados.
Dos 223 municípios, João Pessoa é o que teve mais ocorrências notificadas (75), seguido de Cabedelo (19), Santana de Mangueira (16), Esperança (13) e Arara (11), onde morreu um garoto com suspeita de dengue hemorrágica, na semana passada. Em 186 cidades, não houve notificação. 

PMJP faz ação

Hoje, 50 agentes de saúde da prefeitura de João Pessoa participam de uma ação de combate ao Aedes aegypti, entre 8h e 12h, no Varadouro. O objetivo é preparar a população para o período chuvoso e alertar sobre as áreas que oferecem risco de proliferação do mosquito transmissor da doença.

Recomendações 

Dentre as recomendações para combater o mosquito, as mais comuns são: não deixar água parada em pneus fora de uso; não deixar água acumulada sobre a laje e as calhas da casa, removendo folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água; e jogar fora a água que fica na vasilha que apara os vasos de plantas – esses recipientes devem sempre estar secos ou cobertos com areia.

Outras orientações importantes no combate à dengue são: caixas de água limpas e mantidas sempre fechadas e bem vedadas, como também os poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água; vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beberem água, não devem ficar mais do que um dia com a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário