domingo, 24 de fevereiro de 2013

Secretaria apela para que vacinação antirrábica na PB seja intensificada



Objetivo é bater a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Atualmente, quatro gerências regionais bateram a meta na Paraíba.

Um apelo da Secretaria de Estado da Saúde (Ses) foi feito aos municípios, para que intensifiquem suas campanhas de vacinação contra raiva animal, de maneira que a Paraíba atinja a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde. A campanha foi iniciada em no dia 1º de dezembro de 2012, e segue até a próxima quarta-feira (30).
A meta paraibana é imunizar 414.892 cães e 192.751 gatos. Até esta sexta-feira (25) foram vacinados 373.204 cães e 116.811 gatos, cobrindo 71,9%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 80%.
O chefe de Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, disse que o Ministério autorizou a prorrogação da campanha e explicou o motivo para a ampliação do prazo é a necessidade de atingir o índice de cobertura vacinal estabelecido como margem de segurança.
A maioria dos municípios realizou a vacinação no ‘Dia D’ da campanha, mas não deu sequência ao trabalho. “Agora vamos fazer reuniões para sensibilizar os novos gestores e assim melhorar os indicadores”, explicou Assis. Segundo ele uma série de fatores tem dificultado o alcance da meta: “A transição política dos gestores municipais, final de mandato, muitas demissões de pessoal e outras razões. Dezembro é um mês muito ruim para esta atividade”, revelou.

Somente quatro Gerências Regionais de Saúde superaram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Em Guarabira, sede da 2ª Gerência, formada por 25 municípios, a cobertura foi de 86,9%. Em Catolé do Rocha, sede da 8ª Gerência, com 14 municípios, a vacinação atingiu 87,4%. Em Cuité (4ª Gerência) com 12 municípios, a cobertura foi de 93,1%, e em Monteiro, sede da 5ª Gerência com 16 municípios, a vacinação atingiu 80%.

Nota: Site Aroeiras On-Line
Ainda há tempo, para que a secretaria de saúde do nosso município tomem as providencias, e realizem esta campanha fundamental, já que a mesma tem suas metas a serem alcançadas, segundo a secretaria de saúde do estado. Haja visto, que em nosso município existe um grande numero de animais domésticos, sendo que a maioria deles soltos nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário