sábado, 19 de maio de 2012

Colégio Carlos Pessoa Filho está cheio... de Problemas.



Na tarde desta sexta-feira,04/05/2012, estivemos na Escola Estadual Carlos Pessoa Filho, onde fomos informados de que, alunos estão sendo prejudicados por falta de professores, conversamos com a Diretora< professora Iraiudes, e a mesma não quis gravas nem uma entrevista, e nem permitiu nem uma imagem da mesma, mas nos disse em off que: Não poderia dar entrevista no momento e que esse problema da falta dos professores os alunos procurassem o 3º região e que o conselho do Colégio já estava resolvendo esse problema, e que a mesma não poderia fazer nada. Concluiu
Entramos em contato com os alunos que estão sendo prejudicado com a situação, e um grupo de alunos reunidos em frente ao colégio nos concedeu uma entrevista.
Perguntamos qual a realidade do problema que esta existindo na Escola Carlos Pessoa Filho?
Janilton, um dos alunos prejudicado com a situação falou: a diretora tem o direito de não querer se pronunciar, mas por ser diretora da escola, deveria esta resolvendo esse problema da falta de professores, porque não é de hoje, já faz tempo que estamos reivindicando os nossos direitos pela falta de professor, em especial professor de Biologia, e o mais prejudicado somos nós do ensino médio que estamos precisando desse profissional agora, quando formos fazer um vestibular ou uma faculdade, seremos nós os prejudicados. E assim estamos à mercê da direção que não toma uma iniciativa, por isso procuramos o Grêmio estudantil pra ver se resolvemos esse problema.
Os outros alunos que se encontravam em frente ao colégio também falaram: Não é só a falta do professor de Biologia, existem outras matérias que não estamos tendo por falta também de professores, e com isso, estamos pagando um profissional de educação pra nos dar aula de reforço porque no Colégio não tem. Não é só o meu caso, e sim, de vários colegas do 2º ano que já estamos procurando professores de Matemática e física, os assuntos estão ficando pra trás o tempo passando e nós é que esta perdendo com esse descaso com nós alunos.
Existe um grande problema no colégio estadual Carlos Pessoa Filho, é que alguns professores só aparecem quando querem e os alunos que se vire nos trintas, a falta de compromisso com a educação é tamanha que os alunos de um colégio Público estão pagando pra ter aulas particulares, pois o estado não dispõe de professores. Afirmo, não é boatos e sim, (FATO).
Continuando com a entrevista com os alunos, eles nos afirmaram: estamos tendo aulas particulares de Matemática e Física pagas por nós alunos, toda quinta-feira a noite só pra nos ajudar já que aqui no Colégio não temos, é dessa forma que estamos tentando suprir o estudo que estamos perdendo por parte do Colégio Carlos Pessoa Filho.
Ou seja, vocês estão pagando o que por direito era pra ter gratuitamente por parte do estado?
É, na verdade estamos pagando simbolicamente, não são aulas gratuitas, mesmo porque quem esta nos ensinando é um aluno de faculdade, e com o conhecimento que ele tem já nos passou assunto que era pra termos conhecimento, mas com a falta de professores no Colégio esses assuntos passaram batido, ou seja, perdemos por falta de compromisso na educação do Colégio. É lamentável a atitude da direção. Ocorreu um episodio ano passado, em que a professora de educação física falou, e procuramos a direção pra saber o motivo, e a direção não deram satisfação aos alunos, o que mandaram foi nós alunos ligar pra professora, ou procurarmos a 3º Região, o que é papel da direção eles estão colocando o aluno para resolver.
Quando vocês alunos faltam a aula, algum professor ou direção da escola ligam pra saber o motivo da falta de vocês?
Não.
Mas a falta de é registrada na caderneta de chamada de vocês?
Sim, mas as faltas dos professores não têm acesso pra ver se colocam ou não. Outra, como querem que nós façamos um vestibular se no colégio nem professores tem pra nos ensinar? O ENEM esta chegando e estudo que é bom, nada!  Além disso, não temo acesso aos computadores, laboratório de informática e até agora nada, nunca tivemos aula de química na sala do laboratório, nunca estudei informática nesse colégio, a sala de multimídia é trancada, só alguns professores tem acesso, os computadores que tem não funciona.
Só alguns professores é quem tem acesso?
Isso é na sala multimídia, só alguns professores,alunos não, e informática ninguém tem acesso nem professores e nem alunos.
Desabafou uma aluna.
Outra denuncia é de que, os livros se encontram empilhados no vestiário de esporte. Segundo os alunos, o vestiário esta sendo usado como deposito e quem chega pra praticar esporte, é obrigado a trocar de roupa na frente de todos, e que no vestiário além dos livros jogados no chão existe bichos como, cobras, lacrau e caranguejeiras.
Carlos, o presidente do grêmio disse: tudo o que esses alunos estão falando eu assino em baixo. O grêmio estudantil enviou um Oficio a escola e não obtivemos resposta, procurei a direção da escola e o que ouvi da diretora foi que, ela não estava preocupada com isso, achei uma falta de respeito comigo e com os alunos no qual o grêmio esta aqui pra representá-los, e sempre é assim, quando procuramos uma melhoria pra escola, sempre encontramos uma barreira, e o que queremos é parceria e não esta de lados opostos. Já preparei um oficio e estou colhendo assinaturas dos alunos para ser encaminhado a 3º Região, para que ela possa solucionar esse problema que não é de hoje, o que esta acontecendo é um mal costume na escola e nem que seja na justiça iremos tira esse mal costume. Não acho correto estarmos assim em um ano como esse que é eleitoral, e a direção esta preocupada com a política e não com os problemas que esta se passando aqui no Colégio. Pra você ver, só de funcionário na secretaria é de 15 a 20 trabalhando na secretaria e porque não nomeiam funcionários pra estar em sala de aulas? Nós temos uma inspetora a noite, e já colocaram o nome dela de pit bul, porque só sabe maltratar os alunos à noite, se esta cheia de funcionários na escola, porque não investe na sala de aula que o problema é maior?
Já entrei em contato com o presidente do conselho, ele esta também tomando as providencias, mas em quanto não se resolve o problema, iremos a 3º região, o Site Aroeiras On-Line esta aqui, se preciso for iremos chamar a TV Globo e seja como for esses problemas iremos se resolver. Terça-feira estaremos na 3º região para que as providencias possa ser tomada e se preciso for acionaremos o judiciário. Concluiu o presidente do grêmio.
Ao colhermos essas informações, concluímos que há graves problemas no Colégio Carlos Pessoa Filho, e ai fica a pergunta “Onde os que se dizem representantes do governo estadual em nosso município que até agora não procuraram a secretaria de educação do estado para resolver esses problemas?”.
Como foi citado na entrevista, estamos em um ano eleitoral, e esses representantes deveriam ter mais atenção com os reais problemas de nossa cidade como, “Segurança Pública, Falta d’água... e agora Educação”. Ao invés de ficarem se autopromovendo com banda gospel em seus aniversários.
Com a palavra a Direção da Escola Carlos Pessoa Filho e ditos representantes do governo estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário