quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Escolas de Aroeiras comemoram dia da independência




O Dia da Pátria (também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro) é um feriado nacional brasileiro celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.
E desde então, as comemorações são feitas com orgulho para toda nação Brasileira.
Em Aroeiras, o dia 7 de setembro, foi comemorado com os desfiles das escolas de nosso município, bandas da cidade e de cidades vizinhas á Aroeiras, entre elas, Umbuzeiro, Queimadas, Gado Bravo, Orobó-PE, Casinhas, Surubim-PE,  Etc.
O desfile deu inicio por volta das 9 horas da manhã terminando ao meio dia e meio, e no corredor principal, que é a Rua Epitácio Pessoa e Antônio Gonçalves, as escolas prestaram suas homenagens ao dia da independência.
O desfile foi apresentado em dois dias, sendo no dia 06/09, as 16 horas, desfilaram as escolas: APAE/ EME Especiais.
Educandário São Miguel.
Centro Educacional da Criança (C.E.C).
Educandário Pica-Pau.
Educandário Maria Germano.
Educandário Turma da Monica.
Centro Educacional Smilinguido.
Colégio Central de Ensino, (C.E)
Dia 7 de setembro foram a vez das Escolas:
Creche Elizabeth Gomes.
EMEF. São Francisco de Assis.
EEEF. Major José Barbosa.
EMEF. Cosme Alves.
EMEF. Tancredo Neves.
EMEF. José de Souza Santos.
EMEF. Maria Margarida.
EEEFM. Dep. Carlos Pessoa Filho.
EMEF. Chã da Barra.
EMEF. Maria Lucia de Albuquerque.
EMEF. Camará.
EMEF. Severino Filgueiras.
EMEF. Jardirene Oliveira de Sousa.
Muitos dos pelotões escolares, fizeram homenagem a varias personalidade de nosso município, e até mesmo de personalidade reconhecida mundialmente, como foi feita a Luiz Gonzaga.
Um pelotão da Escola Est. Carlos Pessoa Filho, organizado pelo presidente do Grêmio Estudantil da mesma, homenageou Agamenon Luna, com o Tema (Uma pedra a Mais no Alicerce da nossa Historia). Muitos do publico que acompanhavam o desfile, achou muito importante à homenagem feita ao saudoso Agamenon Luna e até se emocionaram.
A E.M.E.F. Maria Lúcia de Albuquerque, escola do sitio Batista, quando em sua apresentação, foi citada pela locução sobre a meta do IDEB, na qual a escola alcançou em seu primeiro ano de avaliação, um grau considerável na estatística Educacional do País, e foi calorosamente aplaudida pela população ao mérito alcançado.
Outra que se destacou, foi a Banda Filarmônica 22 de Novembro da cidade de Aroeiras.
A banda 22 de novembro da cidade de Aroeiras foi fundada em 13 de maio de 1927, sendo fundador e prefeito na época, João Evangelista, a banda teve como seu primeiro nome, Cel. Antônio Pessoa, em seguida a banda foi renomeada em homenagem ao dia do musico, passando a se chamar “Banda Filarmônica 22 de novembro”. Era formada pelo o então Maestro Vicente da cidade de Aroeiras. No ano de 1971 a banda foi desativada e adormecida por falta de recursos públicos para sua manutenção.
Quarenta anos depois, no dia 17 de março de 2012 veio então a ser reativada pela atual administração, que conseguiu recursos para construção de uma sede, e assim deu continuidade a mesma. A banda 22 de Novembro, conta hoje com 20 integrantes e é regida pelo maestro Elson Marcos (Kavinho). Que segui conduzindo esse trabalho com sua dedicação e empenho, criando assim, novos músicos no município de Aroeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário