quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Oito mortes por dengue são registradas na Paraíba em 2012



Secretaria confirmou mais uma morte pela doença em João Pessoa. 
Em 2011, foram registradas nove mortes por dengue na Paraíba.

Mais um caso de morte por dengue foi registrado na Paraíba. Pelo boletim divulgado na terça-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já foram confirmadas oito mortes na Paraíba, neste ano, pela doença. Em 2011, nove pessoas morreram por conta da dengue no estado.
De acordo com o boletim, já foram notificados 10.864 casos de dengue de 1º de janeiro a 5 de outubro deste ano. Pelos dados da Semana Epidemiológica 40, desse total, 5.318 foram confirmados como dengue clássica e 147 como casos graves, enquanto 2.270 foram descartados e os demais casos continuam sob investigação.
O caso mais recente de morte pela doença foi registrado em João Pessoa. De acordo com a SES, as mortes deste ano ocorreram em João Pessoa (5), Bayeux (1), Itabaiana (1) e Patos (1). A maior parte dos casos notificados se concentra nos municípios de João Pessoa (4.354 casos), Cabedelo (1.490 casos), Patos (479 casos), Bayeux (252 casos) e Guarabira (208 casos).
De acordo com a SES, em relação ao ano de 2011, os municípios de Cabedelo, Bayeux, Uiraúna, Alhandra e Quixaba tiveram um maior número de notificações este ano. Já a capital paraibana apresenta uma redução no comparativo com o mesmo período do ano passado, que foi de 4.402 casos.
Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, alertou sobre a importância do monitoramento e notificação de todos os casos. “A dengue é uma doença dinâmica que pode evoluir rapidamente de uma forma para outra. Assim, num quadro de dengue clássica, em dois ou três dias podem surgir sangramentos e sinais de alerta sugestivos de maior gravidade. Daí surge a necessidade da notificação dos casos graves em até 24 horas de acordo com a Portaria 104 do MS”, explicou a gerente.
Algumas mortes
A primeira morte por dengue hemorrágica registrada neste ano na Paraíba foi de uma idosa de 64 anos de Itabaiana, no Agreste paraibano, em março. O caso só foi divulgado em abril deste ano. A Secretaria de Saúde do município confirmou que pelos resultados dos exames e do atestado de óbito a mulher foi vítima da dengue tipo 4.
Em abril, uma menina de 7 anos morreu em Patos, a 307km de João Pessoa. Ela deu entrada no Hospital Infantil de Patos no dia 14 de abril e foi internada na área de urgência e emergência da unidade. Segundo o diretor técnico da instituição, Almir Soares Cavalcante, a menina apresentava os sintomas de dor abdominal, vômito, falta de ar e desconforto respiratório. O quadro se agravou na manhã dia 15 de abril, quando ela passou a ter taquicardia e foi encaminhada à UTI Infantil. A menina morreu às 4h do dia 16 de abril. Em João Pessoa foram registrados quatro casos. Sendo um deles o de uma idosa de 97 anos e um outro de um jovem de 19 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário