quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Hospital de Aroeiras completa 90 dias de funcionamento


No ultimo dia 05/07/2012, e hoje véspera de completar 90 dias de sua reabertura, procuramos a secretaria de saúde municipal de Aroeiras, para nos passa o balanço geral desse período.
Conversamos com a secretária Mara Rubia, que nos atendeu prontamente. E perguntamos:
O hospital foi reaberto em 05/07/2012; Fale sobre a(s) equipe(s), de profissionais, que esta realizando os atendimentos.
Atualmente a equipe é composta por 37 funcionários, distribuídos da seguinte forma: um diretor, seis médicos, uma enfermeira, oito técnico de enfermagem, três vigilantes, uma assistente social, quatro auxiliar de limpeza, duas cozinheira, uma copeira, seis motorista, uma bioquímica, três técnico de laboratório e uma recepcionista.
  
Quais foram os procedimentos realizados até agora, e quantos foram?
ao longo desses meses de funcionamento, o hospital realizou 52 atendimentos de urgência, 2112 consultas de urgência, 23 suturas, e quatro partos normais, isso com o funcionamento de 24 horas.
O hospital está apto para internação?
Dependendo de como se encontra o paciente sim, o hospital esta apto para internação.
Qual o custo financeiro, e quem esta custeando esta despesa, para o funcionamento do hospital até o momento?
As despesas financeiras do hospital, esta sendo custeada pela secretaria municipal de saúde, e da prefeitura municipal de Aroeiras, isso em tudo que se refere ao hospital.
O prédio ao lado do hospital será destinado a que área da saúde?
O prédio que se localiza ao lado do hospital municipal de Aroeiras, esta sendo reformado para funcionamento do, NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA, (NASF) e do CENTRO DE ESPECIALIDADES ONDONTOLÓGICAS, (CEO).
NASF é composto por oito profissionais de diversas árias, dentre eles: um médico pediatra, um ginecologista, uma psicóloga, dois fisioterapeutas, uma nutricionista, uma fonoaudióloga e um educador físico, no qual tais profissionais são responsáveis pela cobertura de oito PSFs em todo município.
CEO, hoje, já conta com um laboratório da prótese dentaria.
Como esta a interação do SAMU com a saúde, especificamente, em Aroeiras?
Ao longo desses meses o SAMU realizou atendimentos a todos os casos de urgências e emergências, tais como:
Acidentes automobilísticos com vitimas – 105 casos de traumas, sendo, por colisão de motos foram-58 casos ( 49 vitimas sem uso de capacetes e apenas 9 com capacetes.
Atendimentos com vitimas de arma de fogo e arma branca.
Crises hipertensivas e diabetes descompensadas com 263 casos.
Problemas cárdicos, respiratórios, crises epilépticas.
Trabalho de partos- 23 casos obstétricos.
Emergências psiquiátricas – 11.
Casos pediátricos- 17.
Tivemos 10 trotes e 9 óbitos.
E temos um resultado parcial de aproximadamente, 462 atendimentos só no município de Aroeiras.   
Suas considerações finais, e fique a vontade para os seus esclarecimentos sobre a saúde em Aroeiras.
Agradeço a vocês por ter vindo buscar esses dados, e gostaria de ressaltar que: mediante tais dados já podemos ver que o município agora pode contar com um serviço de atendimento pré-hospitalar e hospitalar que minimiza tanto as incidências de óbitos como também as seqüelas decorrentes dos casos de traumas e emergências clinicas, melhorando e beneficiando a saúde da população de Aroeiras, já que o município conta também com o CISCOR, 8 unidade básica de saúde da família, 50 agentes comunitários de saúde, laboratório de prótese dentarias, laboratório de analises clinicas, central de marcação de consultas, programa de laqueadura, NASF, CAPS, fisioterapia, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, central de abastecimento farmacêutico (CAF), farmácia básica, programa saúde na escola (PSE), 4 ambulâncias, uma Van, para transportes durante a semana para realizações de exames e consultas em outras cidades.
E concluo afirmando que todos esses serviços estão em plenos funcionamentos em nosso município. Obrigado ao Site Aroeiras On-Line por mais essa oportunidade, e estarei aqui para qualquer duvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário