segunda-feira, 25 de março de 2013

À procura de uma solução






Depois de varias reclamações, criticas e cobrança, os vereadores se uniram na manhã desta sexta-feira, 15/02/2013, e foram visitar os principais pontos de captação de água, que deveria abastecer as comunidades de Pedro Velho, Riachão, assim como as cidades de Aroeiras e Gado Bravo. No entanto, só esta sendo abastecido, precariamente, Pedro Velho e Riachão, a cidade de Aroeiras não chega água nas torneiras há muito tempo.
Uma briga pelo direito que, nem mesmo, o Ministério Publico local conseguiu dar jeito.
A convite dos vereadores, estivemos na bomba principal, e constatamos que, atualmente, o motor bomba que estar sendo utilizada, é de capacidade inferior ao que foi instalado no projeto inicial para o abastecimento dos municípios de Aroeiras e Gado Bravo, outra situação é que, distante, a mais de um quilometro de serra a cima, se encontra o reservatório de tratamento e armazenamento das águas, tornando-se assim, um problema a mais.
Ao chegarmos no complexo de tratamento e distribuição dessas águas, o funcionário da CAGEPA no atendeu muito bem, e esclareceu que: “Se há algum problema de abastecimento de água, nesse local em que trabalho, posso garantir que não é, pois como vocês estão vendo, tudo estar funcionando”.
Nesse momento, alguns populares que acompanhavam a comitiva dos vereadores, comentaram que; Carros pipas são abastecidos constantemente neste complexo.
Depois de visitarmos a bomba principal e o complexo de tratamento e distribuição, passamos por Pedro Velho, onde mais populares se juntaram a comitiva. Nesse instante, nossa equipe indagou a esses populares, se em Pedro Velho, o abastecimento estaria normal. E relataram que: Pedro Velho, estar também sofrendo com a falta d’água, mesmo morando em cima da barragem, Pedro Velho estar tendo o abastecimento d’água de 20% aproximadamente, e para amenizar, somos obrigados a buscar água em animais, carroça e moto em na comunidade de Riachão.
Em seguida, a comitiva partiu para Riachão, e lá chagando, nos deparamos com, uma das três caixas sendo abastecida constantemente, e as outras duas estão praticamente desativadas. Observamos também que, moradores de Pedro Velho, estão realmente pegando água nesta caixa.
Neste momento, procuramos o vereador Iran, e lembrando ao mesmo, sobre algumas matérias de anos anteriores, relatando a sua participação de um furo feito por sua pessoa, e que devido a este furo no cano principal, seria o grande causador da falta de abastecimento d’água em nosso município. E o mesmo nos falou: “Não posso negar minha parcela de ter participado do movimento com a comunidade, naquela época, mas o problema da seca, não estava como hoje, e vale ressaltar que, na época, Riachão não estava sendo abastecida. Também quero lembrar, que tempo depois, compareci ao Ministério Publico, junto com o Prefeito e representantes da CAGEPA, na época, para que fossem solucionados todos os problemas existentes, até então, no que se referia ao abastecimento para todos. No entanto, já se passaram mais de três anos, e nada foi comprido por parte da CAGEPA. E por muitos, fui condenado como sendo causador de todo o problema da falta d’água em nosso município. No entanto pergunto: Se eu fiz o furo como dizem e sou condenado por isso, o que podemos dizer dos que não acataram as determinações feitas pelo ministério publico?. Hoje estou aqui, me comprometendo em conversar com as duas comunidades que é Riachão e Pedro Velho, para que se fechem os “ditos buracos” que existem no cano principal entre Pedro Velho e Riachão, passando disso, fica na responsabilidade do ministério publico, para fazer valer suas determinações para com os demais responsáveis.
Vale lembrar que, este problema, já se arrasta por vários anos, onde até o momento, nem Governo do Estado,CAGEPA, MP ou qualquer outro órgão, tomou as providencias necessária, para que estes problemas fossem solucionados, e já que dizem, que Iram foi o causador de tudo isso, estou aqui colocando minha cara, e dando inicio a um movimento para que, não só Iram, mais sim, todos que, realmente tenham interesse em resolver este problema, junte-se ao movimento. E não precisam condenar Pedro Velho ou Riachão pela falta d’água, pois estamos sofrendo da mesma forma que todos os munícipes de Aroeiras e Gado Bravo”.
Depois dessas visitas feitas a Pedro Velho e Riachão junto com os parlamentares, nossa equipe deparou-se com outro problema no sitio Mangabinha, onde se encontra um dos reservatórios, estando um carro pipa sendo abastecido, e perguntamos como estava sendo feitos esses abastecimento: O funcionário nos informou que: Os carros pipas estão pegando água nesta caixa, com ordem da prefeitura de Aroeiras, isso só os carros contratados pela prefeitura.
O que podemos ver em todos estes anos é que todos movimentos e intimações, não passam de promessas políticas e a falta da presença física do ministério publico municipal, que há anos pessoas furam o cano, outras se omitem, políticos sem interesses no bem da população e a omissão do MP; Deixando passar os direitos do povo e cumprir com suas determinações impostas aos responsáveis pelos fatos. Não cumprir ordem da justiça é crime, e quem foi penalizado até o momento, se não a própria população?.
Lembrando que, 70% da Barragem Acauã, sendo a terceira maior do Estado da Paraíba, se encontra no município de Aroeiras, cidade esquecida pelos caciques políticos.
Estiveram nesta caravana, os vereadores: Iram, Cacau, Doda, Lula de Miro, Novinho e Mario Barbosa.
Os verdores da situação foram convidados, porém, apenas os Vereadores: Eraldo e Zé Bodinho, justificaram suas ausências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário