segunda-feira, 25 de março de 2013

Câmara realizou sessão especial em homenagem à mulher nesta quinta



A Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo solicitação do vereador Napoleão Maracajá, realizou Sessão Especial, nesta quinta-feira, 7, no Plenário da Casa em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” que comemorado no 8 dia março.
Na oportunidade foi realizada uma palestra sobre o tema: Violência Contra a Mulher – Rompendo Barreiras Através da Lei Maria da Penha, sendo a palestrante a professora Franciele da Silva Santos, coordenadora do ciclo de oração da Igreja Assembléia de Deus.
O vereador Napoleão Maracajá, propositor da sessão saudou as mulheres ressalto as conquistas das mesmas no mundo e lamentou o alto índice de violência contra a mulher. Ressaltou que, segundo pesquisas, para cada dez mulheres, sete são vítimas de vários tipos de violência.
A palestrante destacou que a mulher sofre diversos tipos de violência e não é só a física que deixa marcas profundas. Defendeu na oportunidade realização de campanhas educativas por parte dos Poderes Públicos como forma de inibir os atos violentos contra a mulher. Ela também lembrou a luta das mulheres para conquistar espaço nas diversas áreas.
Entre as homenageadas: a professora Margarida Mota Rocha, Maysa Gadelha, Lourdes Ramalho, Glória Cunha Lima, Laudiceia Aguiar, Goretti Lima, além da primeira dama do município Micheline Rodrigues Veiga; a secretaria de Cultura do município, Marlene Alves e a médica Francimar de Maria José Ramos.
Ainda usaram a tribuna para homenagear as mulheres, os vereadores Alexandre Pereira da Silva, Bruno Cunha Lima, Hercules Lafite, Joseildo Alves dos Santos, Olimpio Oliveira, Antonio Alves Pimentel, Murilo Galdino, Marinaldo Cardoso além do presidente do Poder Legislativo e a vereadora Ivonete Ludgério.
História
Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial.
Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.
Fonte: Paraíba On-Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário