segunda-feira, 25 de março de 2013

MDA divulga lista de municípios que receberão novas máquinas



Dos municípios listados, todos receberão motoniveladoras e 170 receberão também retroescavadeiras
A edição do último dia cinco de fevereiro divulgou a nova lista dos municípios que serão beneficiados com a entrega de retroescavadeiras e motoniveladoras, pela terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A listagem inclui 213 cidades paraibanas, que foram classificadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) através de critérios específicos desenvolvidos para o PAC.
Dos municípios listados, todos receberão motoniveladoras e 170 receberão também retroescavadeiras. De acordo com Portaria 10/2013 MDA, os municípios que manifestaram interesse em receber a retroescavadeira e que ainda não haviam sido contemplados irão ser beneficiados ao longo do ano de 2013. Já no caso das motoniveladoras, foi criada uma ordem na prioridade da entrega, haja vista a existência de um limite na aquisição de máquinas no pregão eletrônico n°12/2012.
Entretanto, está assegurado que todos os municípios listados irão ser contemplados. O primeiro grupo beneficiado pelas motoniveladoras tem previsão de recebê-las até outubro de 2013. Para atendimento dos demais municípios, o MDA realizará nova licitação, com previsão de início de entrega no último trimestre ainda deste ano.

Para Giucelia Figueiredo , Delegada Federal do MDA na Paraiba ,os agricultores familiares são aqueles que colocam o alimento em nossas mesas todos os dias. Precisamos assegurar que eles tenham condições de escoar suas produções, essa é a determinação da nossa Presidenta Dilma “.
Giucelia salienta a importância das estradas vicinais para o desenvolvimento das áreas rurais e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. “Na mesma estrada pela qual passa a produção agropecuária, também passam ambulâncias, ônibus escolares, material de construção para o programa Minha Casa Minha Vida e diversos outros serviços”.
Giucelia lembrou ainda que, de acordo com o que foi anunciado pela Presidenta Dilma no encontro de prefeitos na segunda-feira (28), em Brasília, os municípios contemplados nesta categoria do PAC 2 também receberão motoniveladora. “Isso permitirá aos municípios prestar um bom serviços aos seus cidadãos e cidadãs. Cuidarem melhor de suas estradas vicinais, para o escoamento da produção da agricultura familiar, que no nosso estado totaliza 88,5% dos estabelecimentos agropecuários”,

Como nas fases anteriores, o Programa se destina a cidades com até 50 mil habitantes, situadas fora de regiões metropolitanas. A distribuição das máquinas tem como objetivo o melhoramento da infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens. Além disso, o uso das retroescavadeiras se estende à terraplanagem e limpeza de açudes, contribuindo para o desenvolvimento dos cultivos da agricultura familiar.
Com o cumprimento desta etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), todas os municípios paraibanos que se encaixam nos critérios requeridos pelo PAC e que demonstraram interesse pelo recebimento das máquinas serão beneficiados com retroescavadeiras e motoniveladoras.
Entre os municípios selecionados encontra-se “Aroeiras e Gado Bravo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário