segunda-feira, 25 de março de 2013

Paraíba tem maior área desertificada do país, afirma relatório do Insa



A Paraíba apresenta a proporcionalmente maior área desertificada do país, com 71% de seu território comprometido pelos efeitos da desertificação conforme dados do Instituto Nacional do Semiárido (Insa). O levantamento divulgado segunda-feira (11) no Relatório de Atividades 2012 do órgão, afirma que o uso intensivo da terra é o principal vetor da situação de degradação e desertificação do solo.
De acordo com a assessoria de comunicação do Insa, estão sendo implementadas práticas como o monitoramento em tempo real das áreas suscetíveis e em processo de desertificação na região do Seridó paraibano, implantação de campos de palma resistente à praga da Cochonilha nas 13 microrregiões afetadas, pesquisas de saneamento e uso das águas para produzir madeira ou forragens, cursos de formação voltados para assentados, mapeamento da estiagem no Semiárido paraibano e instalação de torres para medições climáticas e troca de energia na Caatinga, dentre as principais ações.São ainda relatadas pelo Insa como causas para a desertificação a intensa degradação e a erosão do solo, o desmatamento e a substituição da vegetação nativa por outra cultivada, de ciclo e porte diferentes. A área atingida na Paraíba é considerada como região de estudo 'Cariris Velhos'.
No Brasil, a desertificação se restringe ao Semiárido brasileiro. O Insa estima que as áreas susceptíveis a desertificação compreendem 1.340.863 km, envolvendo 1.488 municípios de nove estados da região Nordeste, além de alguns municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. A maior extensão encontra-se no Ceará, com 200 mil km de terras degradadas.
Somando-se às áreas em que a desertificação acontece ainda de forma moderada, o total de área atingida pelo fenômeno alcança aproximadamente 600.000 km², cerca de 1/3 de todo o território nordestino, conforme o relatório.
Fonte: i Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário