segunda-feira, 25 de março de 2013

Estado fornecerá vacina de HPV para mulheres e meninas a partir dos 9 anos



Projeto é de autoria do deputado José Aldemir

Se aprovado pela Assembléia Legislativa, projeto do deputado estadual José Aldemir (PEN), prevê que o Governo do Estado, através do sistema público de saúde, forneça gratuitamente vacina contra o papilomavírus HPV a meninas a partir dos 9 anos.
O projeto apresentado na última semana por José Aldemir (PEN), estabelece que o Sistema de Saúde do Estado da Paraíba disponibilize de forma gratuita a vacina contra o papilovírus HPV para todas as meninas a partir dos 9 anos de idade e mulheres que não iniciaram atividade sexual.
Segundo José Aldemir, “o Câncer de útero é cada vez mais presente na vida da mulher, e o HPV é transmitido a ela na relação sexual cada vez mais cedo, o que aumenta a exposição às doenças sexualmente transmissíveis”.
José Aldemir explica ainda que “o surgimento da vacina levou muitas mulheres a buscarem informações para ter acesso à imunização. Porém, a vacina tem elevado custo financeiro, o que impede que a maioria tenha acesso a ela”.
O parlamentar acredita que disponibilizar a vacina gratuitamente evitará a propagaçaõ da doença, que ceifa milhares de vidas e gera gastos públicos elevadíssimos com seu combate, uma vez que dificilmente se obtém diagnóstico precoce.
fonte: wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário