segunda-feira, 25 de março de 2013

O BRASIL PRECISA DE REZADORES



Por Juracy Nunes*
O ano de 2013 no Brasil começou fatídico. No domingo 27/01, o país foi abalado com a tragédia de Santa Maria (RS). Até o momento morreram 238 pessoas, a maioria jovens estudantes que inverteram a ordem natural da vida. O normal é os filhos sepultarem os pais. Com o acidente que nos abala vimos os pais semimortos enterrando os filhos.
Anos seguidos de insensatez foram as causas predisponentes da tragédia. A causa desencadeante, o apertar do gatilho, foi a explosão do fogo de artifício em ambiente fechado revestido nas paredes e no teto com material combustível.
Nos dias de hoje as bandas  ou orquestra boas não precisam saber tocar. As que fazem maior barulho, que usam jogos de luz multicoloridas agredindo a visão do público inclusive dos músicos têm a preferência “da galera”.  E agora mais esta inovação, - soltar foguete feito festa de político com o agravante de utilizar ambiente fechado. Essa conduta não deve  ter partido de músico que exerce a função com amor a arte.
Somos  da época das festas de clube. Aqui em Monteiro dançávamos com a Orquestra Marajoara de Sertânia  do Maestro Francisquinho. De João Pessoa ao Rio de Janeiro os bailes eram animados  pela Orquestra Tabajara do Maestro Severino Araújo. Em Recife contávamos com Nelson Ferreira e Capiba. Pelas Américas a orquestra de  Rei Conniff tocando  Besame Mucho trazia paz e alegria a quem  ouvia.
Mas a culpa da tragédia  de 27 janeiro não é só da banda foguetório. Lá muito atrás, provavelmente um gestor municipal deu Alvará de Funcionamento para uma casa de festa com as laterais e a parte posterior bloqueada por outras construções ficando a saída e a entrada condicionadas à mesma e única porta frontal.
Deve ter havido omissão na manutenção do prédio, na infraestrutura nos equipamentos. A capacidade física do recinto  para receber em torno de mil pessoas deve ter sido negligenciada. As medidas básicas para prevenção de incêndios e outras catástrofes que deveriam ficar na mira permanente de proprietários, de contraladores ambientais, de bombeiros,  Ministério  Público e até mesmo de frequentadores da festa devem ter sido esquecidas.
Segundo relatórios técnicos que vão sendo emitidos,  a principal  causa mortis foi o envenenamento por inalação de substância química  derivada do cianeto ou cianureto cuja fórmula é composta pela ligação tripla entre o carbono e azoto. A substância tóxica estaria no material usado na impermeabilização acústica do palco.
Certamente as centenas de jovens que morreram deixaram por legado a advertência ao respeito do  sagrado  direito de viver. Por alguns meses vai haver fiscalização de recintos concentradores de multidões. Poucos anos adiante só os familiares lembrarão a tragédia.
Mas, outros fatos não trágicos, de grande relevância  foram divulgados recentemente e merecem atenta reflexão.
O senador Aluyzio Nunes Ferreira (PSDB – SP) em 05.02.2013 em Sessão Plenária do Senado fez um pronunciamento sob o título: “Resultado da Petrobras é infeliz e constrangedor”.  Disse o senador: “Não é novidade que, desde que se iniciou a gestão petista, a Petrobras nunca cumpriu as metas de produção a que se propôs. A cada meta frustrada, deixa de realizar lucros e vai perdendo valor – criticou, ressaltando que o lucro da estatal em 2012 caiu 36% em relação a 2011, o que se constitui na maior queda anual em 60 anos da empresa” O senador apontou ainda que a gestão “muito ruim” da Petrobras deve-se em parte ao aparelhamento político das suas diretorias e a utilização da empresa como instrumento de política econômica para conter inflação, assim como os governos militares fizeram com as empresas estatais, o que resultou em crise fiscal. Compete ao governo e a Petrobras calar consentindo ou contestar o senador.
Outra notícia desagradável e preocupante  na área de economia vem  do  IBGE  sob o título: Inflação oficial fecha 2012 em 5,84%.” O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a "inflação oficial" do país, por ser usado como base para as metas do governo, passou de 0,60% em novembro para 0,79%, em dezembro. Considerando apenas os meses de dezembro, foi o maior índice desde 2004, quando a taxa foi de 0,86%.
Entre os grupos de gastos pesquisados pelo IBGE, o de despesas pessoais registrou a maior variação, 10,17%, após fechar em 8,61% no ano anterior. O destaque ficou com o aumento dos serviços dos empregados domésticos, de 12,73%, que exerceram a maior contribuição individual para o avanço do IPCA (0,45 ponto percentual).Também tiveram forte alta os preços de cigarro (25,48%), excursão (15,25%), manicure (11,73%), hotel (9,39%), costureira (7,42%) e cabeleireiro (6,80%).
Finalmente nesta véspera de Carnaval entre os comentários que não desejávamos fazer está a previsão de chuvas. Reunidos na cidade de Fortaleza/CE, entre 24  e 25/01/2013, os meteorologistas do CPTEC/INPE(Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e dos núcleos estaduais de Meteorologia, definiram a previsão climática para o período de Fevereiro, Março e Abril de 2013. Dessa forma, a previsão de consenso elaborada e divulgada no local do evento, indica probabilidade de 45% de chuvas abaixo da média histórica, 35% de chuvas em torno da média e apenas 20% de probabilidade das chuvas ficarem acima da média.
Até hoje, 08/02/2013 a média  pluviométrica no município de Monteiro alcançou 50 mm. Tem sítios em que nem sequer pingou.
Todos os fatos aqui expostos são do domínio público e cabe a cada brasileiro e brasileira oferecer a sua parcela de colaboração para reverter o quadro nebuloso que ofusca o nosso futuro.
Os senadores começaram os consertos  elegendo em 01/02/2013 por voto secreto o senador Renan Calheiros (PMDB – AL) para presidente do senado a despeito da denuncia do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no plenário do Supremo Tribunal Federal. Segundo Gurgel, Renan Calheiros é acusado de ter praticado três crimes: peculato, falsidade ideológica e utilização de documento falso. 
Enquanto se aguarda o despertar do povo para metas além do futebol e carnaval vamos procurar bons rezadores para espantarem o fantasma que nos amedronta.
*Juracy Nunes é médico e pequeno produtor rural em Monteiro/PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário