segunda-feira, 25 de março de 2013

Carros da Operação pipa contra a seca estão sendo desviados para casas particulares.





Com as previsões não satisfatórias por chuva na região, em que a seca esta devastando o solo, acabando com a vida de animais e aumentando o sofrimento de todos pelo bem vital para vida, que é a água.
Em Aroeiras, anos passados, houve uma audiência publica no MP de Aroeiras, sobre um problema que vinha agravando o abastecimento dos municípios de Aroeiras e Gado Bravo, que era os tais buracos feitos na malha fluvial da CAGEPA, feitos por populares de Pedro Velho. E nesta audiência, foram convocados; representantes da CAGEPA, poder publico municipal e representantes comunitários, e de acordo comum, ficou certo de que, os buracos seriam fechados, as bombas trocadas e o abastecimento seria restabelecido; por conta disso, as contas de águas não seriam pagas até que o problema fosse solucionado.
Agora em 2013, fatos estão acontecendo sem explicações, e que não só uma comunidade se pergunta, um exemplo: Alguns carros pipas, estão pegando água da caixa d’água da CAGEPA, que fica na comunidade de Pedro Velho e Mangabinha, e com a retirada dessa agua na caixa, os moradores de Pedro Velho estão Passando por dificuldades de abastecimento como a cidade de Aroeiras e Gado Bravo. E que ao invés desses carros, estarem indo pegar água na própria barragem Acauã, na realidade, estão pegando essas águas nas caixas da CAGEPA, que se localizam em Pedro Velho e sitio Mangabinha, ou seja, as águas que deveriam vir para cidade de Aroeiras, estão sendo retidas, para que os carros pipas sejam abastecidos, e alguns desses caros, com adesivos do programa de combate à seca, programa este que é Federal, e estão abastecendo residências particulares, e não cisternas comunitárias para que todos possam ter o direito a água.
O que esta deixando a população mais revoltada, é o fato dos motoristas das pipas, mostrarem para o povo, um papel, aparentemente uma licença, para essa prática, ou seja, licença para tira a água de uma comunidade e abastecer cisterna de particulares, inclusive, essas águas estão sendo retiradas das caixas d’água da CAGEPA. Outra ação que estar acontecendo é que, no percurso da malha fluvial, alguns proprietários de terras, estão fazendo novos furos nos canos, para dar vazão de água para seus barreiros.
Todos estes fatos, estão sendo expostos para o conhecimento publico, e para que as autoridades como: MP, Exército, CAGEPA e a quem de direito queiram tomar as providencias necessárias, para que, fatos como estes sejam devidamente corrigidos
É inadmissível que um problema que já se arrasta por mais de dois anos, e agora com contornos de totais descasos, não apareça nem um, para tomarem as devidas providencias. Será que os sofridos pela seca ainda terão que passar por picuinhas políticas? Ou a população terá que se levantar em movimentos reivindicatórios para que sejam vistos?
Visitas com promessas, o povo já não aceita mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário